0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

22/10/2021

#ITOGRASSEMCAMPO: Medidas do Campo de Futebol

Autor: Rodrigo Santos - Coordenador do Centro de Gramados Esportivos Itograss

 

Para a disputa de futebol, a International Football Association Board, órgão que regulamenta as regras do futebol desde 1883, prevê campos com as dimensões mínimas de 45 m x 90 m, e máximas de 90 m x 120 m.

Porém, para jogos internacionais, a FIFA dita uma regra mais específica, permitindo apenas campos com dimensões mínimas de 64 m x 100 m e máximas de 75 m x 110 m. 

No Brasil, seguindo ligas de grande expressão como a Premiere League da Inglaterra e a La Liga da Espanha, a CBF desde 2016 padronizou que todos os campos das séries A e B devem ter a mesma medida dos gramados da Copa do Mundo FIFA: 105 m x 68 m. 

 

Foto 1. Marcação das linhas com equipamento específico. 

O objetivo dessa padronização é proporcionar isonomia e que os jogadores e clubes dependam apenas das suas habilidades. Outra razão foi aumentar a atratividade dos jogos entendendo que as dimensões escolhidas são aquelas que proporcionam maior dinamismo à partida. 

Os campos de futebol Society também tem tamanhos oficiais padronizados pela FIFA. O campo com 5 jogadores em cada time tem dimensões mínimas de 15 m x 25 m e máximas de 25 m x 42 m. Já as dimensões do futebol de 7 são 25 m x 45 m no mínimo e de 35 m x 55 m no máximo. 
 
Dimensões 

Preparamos uma série de imagens apresentando todas as medidas oficiais. Repare que apenas as linhas laterais e de fundo podem variar de tamanho, as demais são sempre fixas. 

 


 

Agora que já conhece todas as medidas oficiais você já está pronto para iniciar a marcação do seu gramado de futebol. 
 
Como marcar um campo de futebol do zero 

Quer saber como marcar um campo de futebol do zero? Se você nunca marcou, este guia é para você! 
Mas antes, você precisa saber que precisará de: uma máquina de marcação de linha, tinta para marcação de linha, fita métrica, cordas com pelo menos 120 m, pinos para fixação e uma simples noção de geometria. 


Antes de começar: 

1 - Corte a grama e certifique-se de que quaisquer aparas de grama sejam removidas do campo. O ideal é pintar a grama quando estiver seco, se possível. 

2 - Encontre as dimensões para o campo de futebol que você marcará. 

3 - Prepare sua pintura. A tinta adquirida pode ser concentrada – o que necessita diluição (sugestão do fabricante) -, ou já estar pronta para aplicação. 

4 - Despeje a tinta misturada em sua máquina sempre fora do gramado. 

5 – Tenha sempre um balde com água e pano para eventuais reparos. 

Preparamos um passo a passo de 8 etapas para te ajudar com a marcação. 

 

 

 

Considerações Finais 

Você aprendeu nesta matéria que é muito simples fazer a marcação de um gramado, seja ele profissional ou amador. 

Todos esses recursos se resumem ao capricho da aplicação, já que sem ele não haverá sucesso. Mas espere até a matéria em que eu falarei com você sobre as linhas brancas (tipo de equipamento, tintas, acessórios) e apresentarei uma novidade tecnológica que vai fazer o seu queixo cair. Enquanto isso, faça a marcação do seu gramado.  

E, se tiver alguma dúvida, não esqueça de procurar o Centro de Gramados Esportivos da Itograss. 
Bom jogo!