0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

CUIDADOS TÉCNICOS

MENU CUIDADOS TÉCNICOS

Pré-Plantio

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

1)    Ao receber a grama, confira a quantidade e verifique a sua qualidade.
2)    Descarregue a grama com cuidado, procurando não quebrar os tapetes.
3)    Deixe a grama em local sombreado até o plantio, protegido do sol direto e do calor intenso. Não molhe a grama empilhada.
4)    Plante o mais rápido possível. Lembre-se que, principalmente nos dias quentes, assim como nos dias de chuva, a grama não deve ficar armazenada.

ERRADICAÇÃO DE ERVAS DANINHAS

ERRADICAÇÃO DE ERVAS DANINHAS

Você deve erradicar as ervas daninhas da área a ser gramada. Esta operação pode ser feita através da capina mecânica ou química (lembramos que a utilização de produtos químicos deve ser feita com acompanhamento técnico de um Engenheiro Agrônomo, de acordo com o capítulo VI do Decreto 4074 | Art. 64).

PREPARAÇÃO DO SOLO

PREPARAÇÃO DO SOLO

Inicialmente, para uma descompactação da camada superior do solo e consequentemente, um melhor e mais rápido enraizamento dos tapetes, recomendamos, dependendo do tamanho da área, a utilização de um arado, grade, enxada rotativa ou mesmo uma enxada normal, para o revolvimento de no mínimo uma camada superficial de 20 cm do solo.

É importante que esta operação alcance esta profundidade, pois algumas variedades de gramas possuem um sistema radicular que pode alcançar grandes profundidades, e isto ocorrendo, você terá um gramado mais saudável e mais resistente às secas.

ADUBAÇÃO E CALAGEM

ADUBAÇÃO E CALAGEM

Sempre que possível, é recomendado a realização de uma amostragem de solo, para uma recomendação mais segura e talvez mais econômica, caso não seja possível deve-se utilizar as seguintes quantidades:

300 g/m² de Calcário Dolomítico
250 g/m² de Super Simples
3 a 5 kg/m² de Matéria Orgânica, estabilizada ou mesmo condicionadores de solo (opcional).

Todos os produtos devem ser incorporados no momento do preparo do solo, para promover o enraizamento dos tapetes.

NIVELAMENTO

NIVELAMENTO

Realizar corretamente esta operação é muito importante para a qualidade final do gramado, pois após a implantação dos tapetes, torna-se difícil a correção de irregularidades.
Esta operação pode ser realizada com a utilização de implementos específicos em grandes áreas ou mesmo manualmente em áreas menores.

É importante tomar cuidado para realizar esta operação, para não compactar demasiadamente o solo na utilização de implementos pesados, principalmente quando o solo for predominantemente argiloso.

 

PLANTIO
PLANTIO

PLANTIO

O plantio de tapetes é uma operação muito simples, basta colocá-los sobre o solo já previamente nivelado, com os seguintes cuidados:

- Molhar o solo antes do plantio, a fim de facilitar o enraizamento.

- Não deixar espaços entre os tapetes, a fim de melhorar o nivelamento, evitar a reinfestação de ervas daninhas e promover uma maior rapidez na formação do gramado.

- Utilizar implementos como soquetes ou rolos para melhorar o nivelamento final e o contato do tapete com o solo, melhorando a qualidade final do gramado, assim como seu enraizamento.

 

Caso fique espaços entre os tapetes, preenchê-los com areia fina ou média. Este processo facilitará o fechamento das falhas.