0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

CUIDADOS TÉCNICOS

MENU CUIDADOS TÉCNICOS

Pré-Plantio

dicas antes de plantar a grama

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

1)    Ao receber a grama, confira a quantidade e verifique a sua qualidade.
2)    Descarregue a grama com cuidado, procurando não quebrar os tapetes.
3)    Deixe a grama em local sombreado até o plantio, protegido do sol direto e do calor intenso. Não molhe a grama empilhada.
4)    Plante o mais rápido possível. Lembre-se que, principalmente nos dias quentes, assim como nos dias de chuva, a grama não deve ficar armazenada.

Caso tenha alguma dúvida específica de Pré-Plantio, Pós-Plantio, Manutençãoou de Pragas e Doenças, que não tenha encontrado aqui, envie sua dúvida para o Dr. Grama, através do nosso formulário, que nossos engenheiros agrônomos especializados em gramados, irão te retornar. 

como tratar ervas daninhas na grama

ERRADICAÇÃO DE ERVAS DANINHAS

Você deve erradicar as ervas daninhas da área a ser gramada. Esta operação pode ser feita através da capina mecânica ou química (lembramos que a utilização de produtos químicos deve ser feita com acompanhamento técnico de um Engenheiro Agrônomo, de acordo com o capítulo VI do Decreto 4074 | Art. 64).

A Itograss possui uma equipe de engenheiros agrônomos especializada no assunto para te auxiliar na melhor solução para cuidar e tratar do seu gramado.

preparo do solo antes de plantar a grama

PREPARAÇÃO DO SOLO

Inicialmente, para uma descompactação da camada superior do solo e consequentemente, um melhor e mais rápido enraizamento dos tapetes, recomendamos, dependendo do tamanho da área, a utilização de um arado, grade, enxada rotativa ou mesmo uma enxada normal, para o revolvimento de no mínimo uma camada superficial de 20 cm do solo.

É importante que esta operação alcance esta profundidade, pois algumas variedades de gramas possuem um sistema radicular que pode alcançar grandes profundidades, e isto ocorrendo, você terá um gramado mais saudável e mais resistente às secas.

dicas de como adubar a grama

ADUBAÇÃO E CALAGEM

Sempre que possível, é recomendado a realização de uma amostragem de solo, para uma recomendação mais segura e talvez mais econômica, caso não seja possível deve-se utilizar as seguintes quantidades:

300 g/m² de Calcário Dolomítico
250 g/m² de Super Simples
3 a 5 kg/m² de Matéria Orgânica, estabilizada ou mesmo condicionadores de solo (opcional).

Todos os produtos devem ser incorporados no momento do preparo do solo, para promover o enraizamento dos tapetes.

como nivelar o solo antes de plantar a grama

NIVELAMENTO

Realizar corretamente esta operação é muito importante para a qualidade final do gramado, pois após a implantação dos tapetes, torna-se difícil a correção de irregularidades.
Esta operação pode ser realizada com a utilização de implementos específicos em grandes áreas ou mesmo manualmente em áreas menores.

É importante tomar cuidado para realizar esta operação, para não compactar demasiadamente o solo na utilização de implementos pesados, principalmente quando o solo for predominantemente argiloso.

 

como plantar tapete de grama
dicas de como plantar tapete de grama

PLANTIO

O plantio de tapetes é uma operação muito simples, basta colocá-los sobre o solo já previamente nivelado, com os seguintes cuidados:

- Molhar o solo antes do plantio, a fim de facilitar o enraizamento.

- Não deixar espaços entre os tapetes, a fim de melhorar o nivelamento, evitar a reinfestação de ervas daninhas e promover uma maior rapidez na formação do gramado.

- Utilizar implementos como soquetes ou rolos para melhorar o nivelamento final e o contato do tapete com o solo, melhorando a qualidade final do gramado, assim como seu enraizamento.

Caso fique espaços entre os tapetes, preenchê-los com areia fina ou média. Este processo facilitará o fechamento das falhas.

Se tiver qualquer dúvida, consulte um dos nossos engenheiros agrônomos para te auxiliar em qualquer etapa do processo.