0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

05/11/2021 | 6 min de leitura

#ItograssEmCampo: Linhas Brancas em Gramados Esportivos

Autor: Rodrigo Santos - Coordenador do Centro de Gramados Esportivos Itograss

 

Apresentação

Linhas retas, nítidas e bem demarcadas podem diferenciar o seu campo de futebol. O respeito das medidas corretas, o uso de equipamentos apropriados, uma tinta de boa qualidade e a técnica de pintura adequada farão uma grande diferença na apresentação e estética do seu gramado de futebol.

Todas as linhas do gramado devem ter a mesma largura, no futebol a largura adotada é a de 12cm, a mesma das balizas do gol.

linhas brancas campo de futebol

Marcação de gramado com equipamento adequado

Preparamos um material que vai te ensinar a planejar, preparar e marcar o seu gramado com os materiais e equipamentos mais indicados para você obter uma perfeita marcação.

Tintas de má qualidade aplicadas repetidamente no seu gramado levará a grama à morte, impactando na segurança do jogador e interferindo na qualidade do jogo.

Marcação manual e suas possíveis consequências

Uma marcação inadequada pode impactar a qualidade do jogo e até mesmo o resultado dele.

Planejamento

Desenvolva a programação de pinturas de acordo com o cronograma de jogos e a época do ano. A tinta deve ser aplicada o mais próximo possível da partida, mas é preciso tomar cuidado com o tempo necessário para a secagem dela. Tenha certeza de que ela estará seca para o momento do jogo, portanto, fique atento a previsão de chuvas ou dias extremamente úmidos e sem sol que podem alterar esse prazo de secagem.

Tenha sempre em mãos um plano de contingência se o tempo de pintura atrasar ou uma surpresa surgir.

Há tintas aerosol de secagem rápida ou ainda se pode fazer o uso de sopradores para acelerar a secagem.

Só inicie a marcação quando tiver a certeza de que todos os equipamentos estão trabalhando em plena normalidade, que há todos os insumos que serão utilizados em quantidades suficientes e que toda a equipe já se encontre no local e preparada para iniciar o trabalho.

Preparação

1 - Corte a grama e certifique-se de que quaisquer aparas de grama sejam removidas do campo. O ideal é pintar a grama quando estiver seco, se possível.
2 - Encontre as dimensões para o campo de futebol que você marcará.
3 - Prepare sua pintura. A tinta adquirida pode ser concentrada, necessitando a diluição (sugestão do fabricante) ou já estar pronta para aplicação.
4 - Despeje a tinta misturada em sua máquina sempre fora do gramado.
5 – Tenha sempre um balde com água e pano para eventuais reparos.

Equipamentos e Acessórios

Para a marcação das suas linhas brancas você vai precisar de alguns equipamentos e acessórios. São eles: uma máquina de marcação de linha; tinta para marcação de linha; fita métrica; cordas com pelo menos 120m; pinos para fixação e uma simples noção de geometria.

Máquinas e equipamentos mais comuns para a marcação das linhas brancas de um campo de futebol

Máquinas de Marcar

Os modelos de aplicação de tinta evoluíram desde os tempos em que a cal era aplicada manualmente. 

Aplicação manual de cal e derivados

Hoje, máquinas, que podem ser robotizadas, fazem a aplicação de tintas especiais em faixas perfeitas e que trazem destaque para o gramado de futebol. Essas máquinas são divididas em três grupos de acordo com as suas características: os rolos que aplicam a tinta por gravidade, as spray que fazem a aplicação através de um motor e, por fim, os robôs autônomos.

Rolos por Gravidade

Linha mais clássica e popular entre as máquinas de marcar por conta da sua facilidade de uso. A maioria dos modelos é composto por um mecanismo de três rolos que transportam por gravidade a tinta desde um tanque até a grama, executando uma marcação precisa.  Normalmente marcam apenas a largura oficial das linhas, com de 12cm de largura.


Sistema de rolos (diferentes modelos)

Spray

Versões modernas de aplicadores, os modelos spray, proporcionam uma uniformidade maior de aplicação quando comparado com o sistema de rolos. A velocidade de aplicação e a economia com tinta também são outras vantagens desse sistema.

A tinta permanece em um depósito e é direcionada até um bocal spray, depois de passar por alguns filtros, os quais fazem a aplicação sobre a grama. O sistema funciona em alta pressão gerada por uma bomba.

Uma bateria removível, que normalmente oferece duração para aplicação em seis campos, é quem gera a energia para o sistema funcionar.


Sistema de Spray (diferentes modelos)

Para garantir uma perfeita aplicação, há dois discos que garantem a largura das faixas junto aos bicos spray aplicadores.

Marcadores Autônomos - Robôs

A indústria de marcação de linhas de campo esportivo passar por uma revolução, é chegada a era dos robôs autônomos.

Esqueça as técnicas tradicionais de marcação, andando com cordas por todo o campo, fazendo medições manuais e empurrando o marcador de linha. Com o robô de marcação, você pode pintar qualquer campo esportivo com mais facilidade, rapidez e eficiência.


Sistema autônomo (diferentes modelos)

Usando a mais recente tecnologia robótica, graças a uma antena receptora e um sinal GPS, esses modelos se movem facilmente sobre as superfícies da grama, fornecendo marcas de linhas precisas. O robô é facilmente controlado por um único operador usando um tablet ou celular. 

Uma vez que as linhas tenham sido marcadas, as marcas nunca mais serão perdidas, pois assim que concluídas as operações, a localização e as marcas são simplesmente armazenadas e podem ser recuperadas e replicadas a qualquer momento. O robô pode marcar continuamente por 3-4 horas em uma única carga de bateria. 

Uma vez que o robô esteja posicionado na superfície do campo a ser marcado, ele pode ser deixado sozinho para continuar com seu trabalho, liberando o operador para realizar tarefas adicionais como corte, aeração, pulverização, adubação etc. Como exemplo, usando apenas 3 litros de tinta, a marcação inicial completa de um campo de futebol de tamanho padrão pode ser realizada em apenas 20 minutos. 

Exatidão

A precisão apresentada é de +/- 1 cm para marcação inicial e sobre marcação, devido a um sistema GPS avançado. Ele memoriza todos os locais e traça rotas a partir da marcação inicial, tornando-a 100% precisa.

Velocidade

Um robô, de maneira fácil, mapeia o campo e marca as linhas 7x mais rápido do que a marcação de linha tradicional. Um campo de futebol pode ser marcado completamente em 20 minutos.

Longa duração da bateria

Execute pelo menos quatro campos de futebol de 11, em tamanho real, de uma só vez devido a capacidade das baterias.

Baixo consumo de tinta

A configuração inteligente de tinta/bocal de baixa pressão reduz o consumo de tinta em até 50%, se comparado aos marcadores Spray.

Layouts personalizados

Além de softwares com as medidas oficiais dos mais diversos esportes, entre eles o futebol de 11, esses robôs também podem aplicar diferentes formas, como diversos desenhos.

Fácil de configurar

Configure facilmente o robô com o uso de um aplicativo inteligente intuitivo. Vamos te mostrar como essa programação é fácil no último capítulo desse texto.

Tintas

A marcação das linhas percorreu um longo caminho desde os dias de uso de cal, giz e tintas a óleo usadas para marcar as linhas em campos de futebol. Hoje, a pintura dos campos com tintas à base de látex tornou-se o método mais comum. O uso de tintas de látex tem uma vantagem distinta sobre seus antecessores, por serem seguros para o meio ambiente, não prejudiciais ao gramado, ter um custo relativamente baixo por aplicação e ser fácil de limpar.

Tintas brancas para marcação de linhas

O material que compõe o látex permite que a grama seja capaz de manter normal o seu processo metabólico. A pigmentação utilizada, normalmente, tem a base orgânica o que não causa nenhum fito toxidez e é biodegradável.

Procure utilizar uma tinta recomendada para gramados naturais, composta por materiais de boa qualidade.

O excesso de uso de tintas de baixa qualidade, formado por composto pigmentantes e sólidos de má qualidade, prejudicam a grama e a levam à morte.

A tinta pode ser encontrada na proporção diluída e pronta para aplicação ou concentrada. Importante saber do fabricante qual é a recomendação.

Toda vez que você for fazer a primeira marcação do seu gramado, procure usar uma concentração maior, da ordem de 1:1. As aplicações posteriores, e retoques, podem ser feitos com menores concentrações.

Faça a diluição sempre em uma área segura e próxima, afastado do campo de jogo, e não deixe que nenhuma tinta corra para áreas de drenagem pluvial. Procure coar a tinta antes de depositá-la na máquina de aplicação.

Pinte sempre, e apenas, as folhas da grama. O solo não deve ser pintado. Não se esqueça de ter sempre um balde de água morna e trapos para limpar qualquer "oops" que ocorra.

Comece o trabalho com tempo suficiente para completar a tarefa e seque-a antes de jogar.

Ao terminar a marcação, após cada dia de pintura, faça uma lavagem cuidadosa na máquina, nas cordas e em todos os equipamentos utilizados. Não deixe tinta no tanque da máquina quando terminar o trabalho.

Como marcar um campo de futebol do zero com um Robô Autônomo.

Abaixo apresentamos o modelo de marcador autônomo da Turf Tank, uma das empresas pioneiras na robotização de marcadores e que hoje, entre as principais marcas, é a mais conhecida.

Sistema autônomo da Turf Tank

Acesse o link abaixo e veja a capacidade desses novos marcadores:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GNXrI0zC9C8

Simplicidade de Uso

Apresentamos para você o passo a passo da configuração de trabalho do modelo Turf Tank. Com um tablet e o App oferecido é possível fazer toda a programação, veja:

1. Escolha o tipo de campo

Tipos de gramados esportivos

2. Defina as dimensões

Dimenções do campo esportivo


3. Comece

Pintura Linhas Brancas - Campo Esportivo

4. Criar vários campos

Criar vários campos esportivos

5. Copiar, mover, girar

Simular linhas brancas 

6. Personalizar

Pesonalizar campo esportivo 

Conclusão

O avanço tecnológico trouxe à vida moderna, benefícios que vão desde a redução nos custos, maior eficiência nas atividades até a preservação ambiental. Com os marcadores de linhas brancas para gramados esportivos vêm acontecendo o mesmo processo.

Mas, antes de pensar em usar um robô para marcar o seu gramado, certifique-se de que você, com o seu aplicador de rolos ou spray, já se preocupa com todos os detalhes que tratamos aqui nesta coluna, como o uso da tinta apropriada e a manutenção adequada. Com essas dicas você já terá condições de marcar um gramado com sucesso.

marcadores de linhas brancas para gramados esportivos

Agora é com você, vá lá e marque o seu gramado. Depois aproveite dele!
Se tiver alguma dúvida procure o Centro de Gramados Esportivos da Itograss.