0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

26/11/2021

Série #ItograssEmCampo: Match Day

Autor: Rodrigo Santos - Centro de Gramados Esportivos Itograss

 

 

É chegado o grande dia, o dia do jogo. O Match Day é a terminologia de 11 em cada 10 profissionais envolvidos com a preparação de gramados para futebol.

Apesar das atenções se redobrarem a partir do Kick Off (pontapé inicial para a partida), nós, preparadores de gramados de futebol, começamos a trabalhar muitas horas antes para deixar o gramado na melhor condição possível para os jogadores. A depender da competição, a equipe de preparação precisa entregar o gramado pronto para o jogo em até 6 horas antes do Kick Off (KO), só podendo irrigar o gramado ou exercer atividades extras, quatro linhas após esse período.

Gramado do Maracanã preparado para receber a final da Copa América 2021

Nesse dia nós não adubamos, não controlamos pragas e doenças, não aplicamos sementes de inverno e nem nenhuma das atividades apresentadas aqui durante essa série #ItograssEmCampo. No Match Day (MD) todo o esforço está concentrado nas atividades finais da preparação do gramado para a partida. As principais e mais importantes são o corte, a marcação das linhas brancas e a “maquiagem do gramado”, terminologia adotada pelos preparadores para uso de clipping (aparas para disfarçar eventuais desgastes), retocar a tinta branca das traves, posicionar bandeirinhas de escanteio e conferir as redes dos gols.

Após a entrega do gramado para o delegado da partida e, além da irrigação, os preparadores de gramados exercerão duas atividades importantes, uma depois do aquecimento (20 minutos antes do KO) e a outra no intervalo da partida. Essas atividades têm o objetivo de recolher pedações de grama gerados pela concentração dos exercícios de aquecimento e corrigir algum buraco se esse for formado.

Vamos falar um pouco mais sobre essa preparação e os seus detalhes nos próximos parágrafos.

Etapas da Preparação no Match Day

As etapas da preparação em Match Day devem são definidas, preferencialmente, no dia anterior da sua execução. O planejamento deve considerar a condição do gramado e o prazo para a sua execução. É prudente ser muito cauteloso com os horários, trabalhando com uma margem suficiente para eventuais contratempos, como a quebra de máquinas. O horário da partida não será alterado se você tiver um problema na sua preparação e nós, preparadores, não queremos entregar um gramado para a partida sem dele conseguir extrair todo o seu potencial.

1.    Corte do Gramado

O corte é a operação mais importante quando preparamos um gramado.  É ele que vai evidenciar critérios como sanidade e densidade que são responsáveis pela sua apresentação final as vésperas de uma partida.

Equipe cortando o gramado em Match Day

Altura de Corte

A altura de jogo é, normalmente, uma decisão conjunta entre as equipes técnicas de preparação do gramado, da comissão de delegados da partida e, no cotidiano dos clubes, com a participação da sua comissão técnica. Uma verdade é que quanto mais baixa a grama, maior será a velocidade do gramado.

Scalping

Eventuais danos provocados pelo Scalping serão irreversíveis em Match Day, por isso, tenha sempre em mente que essa poda tem muito mais a função de apresentar o gramado em sua melhor forma do que corrigir suas alturas. Se a correção da altura for necessária, em hipótese nenhuma extrapole a regra do 1/3.

Regra do 1/3 auxilia para evitar problemas com Scalping

Corte Duplo

O corte duplo é uma opção muito comum em Match Day para evidenciar as faixas de corte do gramado.

Normalmente uma das máquinas de corte vai na frente e faz o corte inicial e a rolagem. O segundo operador, sempre com o operador mais experiente entre os dois, tem a função principal de rolar ainda mais a grama.

Equipe executando o corte duplo

Faixas de Corte

A cor da faixa é determinada simplesmente pela direção de corte. Os equipamentos, por meio de rolos, deitam o gramado na direção que andam após cortá-lo. Essas diferentes exposições a luz formam as diferentes cores nas faixas, claras e escuras. As faixas sempre têm a mesma altura de corte, nunca recebem corante e são sempre da mesma variedade de grama.

O corte e como ele auxilia no destaque das faixas

Abaixo segue um gráfico com a largura e o sentido de corte das faixas adotadas como padrão pela entidade máximo do futebol brasileiro, a CBF, e a Conmebol, entidade da América do Sul. Observe que a cor da primeira faixa é determinada pelo posicionamento da câmera principal de transmissão.

Um dos modelos de faixas de corte e suas dimensões

Curiosidade: as faixas escuras vistas pelo lado das câmeras terão sempre a cor clara quando vistas do lado contrário. 

Equipamentos de Corte

O tipo de corte pode ser dividido pela forma como a lâmina pratica o corte. Esse corte pode ser helicoidal ou horizontal. O corte helicoidal, por conta de toda a tecnologia envolvida nesses equipamentos, é o mais indicado para gramados profissionais de futebol. Eles ainda têm a capacidade de proporcionar faixas de corte melhor definidas e, com isso, melhorar a apresentação do gramado.

Principais modelos utilizados no corte dos gramados

Independentemente do tipo de corte que o seu equipamento aplica, é essencial que ele siga uma rotina de manutenção adequada. 

Conferindo o seu equipamento:
- Verifique o nível de óleo e de combustível do equipamento;
- Verifique se não há vazamento com o equipamento antes de dar a partida;
- Confira a altura de corte;
- Certifique-se que as lâminas não apresentem jogos ou estejam frouxas;
- Faça o teste do jornal para conferir o corte das lâminas (helicoidais).

Iniciando o Corte:

- Use cordas para separar as faixas e guiar o operador;
- Corte as primeiras faixas junto às cordas com os operadores mais experientes;
- Use um ritmo de caminhada tranquilo e contínuo;
- Esvazie as caixas coletoras sempre que elas atingirem ¾ da capacidade;
- Registre o volume de aparas (controle nutricional);
- Gire as máquinas sempre fora das quatro linhas;
- Confira regularmente o nível de combustível e afira a altura de corte;
- Pare a máquina toda vez que ela emitir um som incomum;
- Limpe frequentemente, principalmente em dias úmidos, cilindros e rolos;
- Após o corte o seu gramado já poderá receber a marcação das linhas brancas. 

2.    Marcação das Linhas Brancas

Linhas retas, nítidas e bem demarcadas podem diferenciar o seu campo de futebol. O respeito às medidas corretas, o uso de equipamentos apropriados, uma tinta de boa qualidade e a técnica de pintura adequada farão uma grande diferença na apresentação e estética do seu gramado.

Operação de marcação das linhas brancas

Todas as linhas do gramado devem ter a mesma largura, no futebol a largura adotada é a de 12cm, que é a mesma largura das balizas do gol.

Planejamento da Pintura

A tinta deve ser aplicada o mais próximo possível da partida, mas é preciso tomar cuidado com o tempo necessário para a secagem dela. Tenha certeza de que ela estará seca para o momento do jogo, portanto, fique atento a previsão de chuvas ou dias extremamente úmidos e sem sol que podem alterar esse prazo de secagem. Se necessário use assopradores para acelerar a secagem.

Detalhes da marcação das linhas brancas do gramado

Só inicie a marcação quando tiver certeza de que todos os equipamentos estão trabalhando em plena normalidade, que você já tem todos os insumos que serão utilizados em quantidades suficientes e que toda a equipe já se encontra no local e preparada para iniciar o trabalho.

Preparação da Pintura

1) Corte a grama e certifique-se de que quaisquer aparas de grama sejam removidas do campo. O ideal é pintar a grama quando estiver seca, se possível;

2) Encontre as dimensões para o campo de futebol que você marcará;

3) Prepare sua pintura. A tinta adquirida pode ser concentrada e necessita de diluição (sugestão do fabricante) ou já estar pronta para aplicação;

4) Despeje a tinta misturada em sua máquina sempre fora do gramado;
5)  Tenha sempre um balde com água e pano para eventuais reparos;

Máquinas e Equipamentos para Pintura

Para a marcação das suas linhas brancas você vai precisar de alguns equipamentos e acessórios. São eles: uma máquina de marcação de linha, tinta para marcação de linha, fita métrica, cordas com pelo menos 120m e pinos para fixação.

Lista dos principais equipamentos utilizados para a pintura das linhas brancas

Tintas

A pintura dos campos com tintas à base de látex tornou-se o método mais comum. O uso de tintas de látex tem uma vantagem distinta sobre seus antecessores, por serem seguras para o meio ambiente, não prejudiciais ao gramado, terem um custo relativamente baixo por aplicação e ser fácil de limpar.

Alguns exemplos de tintas para gramados

Procure utilizar uma tinta recomendada para gramados naturais, composta por matérias de boa qualidade.

O excesso de uso de tintas de baixa qualidade, formado por composto pigmentantes e sólidos de má qualidade, prejudicam a grama e a levam a morte.

Pinte sempre, e apenas, as folhas da grama. O solo não deve ser pintado. Não se esqueça de ter sempre um balde de água morna e trapos para limpar qualquer "oops" que ocorra.

3.    Irrigação

A irrigação em Match Day é realizada de uma maneira especial. Ela pode ser dividida entre as irrigações agronômicas e as irrigações para jogo.

As irrigações agronômicas têm o objetivo de oferecer a umidade de solo necessária para a grama manter suas atividades de desenvolvimento de forma plena. Essas doses variam conforme a evapotranspiração e a precipitação, assim como acontece no dia a dia do gramado.

Irrigação do gramado de futebol (aspersores internos)

Já a irrigação para a partida é decidida pelo corpo agronômico com a participação do delegado da partida, que normalmente representa a entidade que organiza o evento, e em algumas situações, tem a participação dos representantes das equipes. Os profissionais envolvidos com o futebol estão cada dia mais fãs de gramados irrigados momentos antes da partida, por conta do efeito dessa água na velocidade do jogo. Essa irrigação é muito leve e apenas molha a folha da grama, não sendo necessário doses suficientes para alterar a umidade do solo.

Após o aquecimento e, no intervalo do jogo, normalmente a irrigação com o propósito de aumentar a velocidade do jogo também é realizada. Vale lembrar que essas irrigações de partida são realizadas apenas com o acionamento dos aspersores que irrigam a área de jogo (dentro das quatro linhas). Os demais aspersores, se acionados, podem irrigar repórteres, câmeras de transmissão e gerar um problema para esses profissionais e equipamentos.

4.    Outras Atividades

Logo após a entrega do gramado para o delegado da partida, ele, juntamente com um representante da arbitragem, faz a inspeção do campo. Normalmente eles avaliam a qualidade do gramado, as dimensões do gol, as marcações das linhas e pênalti, as bandeirinhas dos quatro cantos e a colocação das redes dos gols.

Um delegado experiente também pode pedir os dados dos testes de performance do gramado.

Testes de Performance

Analisar a performance de um gramado compreende uma série de avalições de indicadores que mensuram o seu desempenho sob as óticas da qualidade oferecida para o jogo e a segurança para os atletas. Essas medições variam entre torneios, entidades e técnicos que trabalham na área.

Irrigação do gramado de futebol (aspersores internos)

Tenha em mãos os resultados no momento da vistoria, inclusive os dados históricos daquele gramado e uma tabela de referência para facilitar o entendimento da situação atual do gramado.

 Clipping

Clliping são aparas coletadas no momento do corte no dia da preparação. Ele é armazenado em local ventilado, seco e ao abrigo do solo.

Clipping armazenado para uso

Normalmente o clipping é usado em locais onde o gramado apresenta um desgaste maior e/ou onde há algum fator que comprometa o aspecto visual do gramado.

Clipping aplicado sobre área com desgaste visual

Se negociado com o delegado da partida, a aplicação do clipping pode ser feita 15 minutos antes das gravações desde que o gramado seja liberado para a imprensa. Sua utilização é meramente visual e não compromete a qualidade do jogo ou oferece alteração na segurança dos atletas.

Areia com Corante

A areia misturada com corantes verdes é mais uma alternativa que ajuda o preparador a melhorar a condição visual do seu gramado.

Equipe preparando a mistura de areia e corante verde

Os corantes são misturados a areia, em uma proporção até encontrar a cor no ponto da grama, e pode ser aplicado para esconder manchas como doenças, replantios, grandes danos e deficiências nutricionais.

Aplicação da areia colorida em locais de reparo da grama

Ajuste de redes

Normalmente as redes ficam levantadas nos dias em que não ocorrem jogo para facilitar as atividades de manutenção do gramado.

Rede devidamente instalada para partida de futebol

Quando a preparação está na fase final, essas redes são novamente grampeadas ao chão. É dever do preparador fazê-la com muito cuidado para que problemas na partida não ocorram. Apesar da obrigação de conferência por parte dos delegados e da equipe de arbitragem, você não quer ser responsável por um gol não marcado pelo seu time porque a bola não ficou presa à rede, não é verdade?

Colocação de bandeirinhas

As bandeirinhas também são colocadas em seus lugares na etapa final da preparação.

Bandeira perfeitamente instalada para a partida

Além das 4 instaladas, a equipe de preparação deve dispor de bandeiras reservas, que serão imediatamente repostas pelo funcionário durante a partida se essa for danificada. 

5.    Aquecimento

O aquecimento pré-jogo é uma prática que causa muito desgaste à grama por conta do excesso de exercícios localizados. Normalmente ele acontece entre os minutos 50 e 20 que antecedem o início da partida.

O preparador deve aconselhar o delegado da partida sobre as áreas do campo que devem ser idealmente evitadas, a fim de preservar o campo na melhor condição possível para a partida.

Modelo ideal de áreas separadas para o aquecimento pré-partida

Além dos dois gols fixos, as equipes devem ter dois gols portáteis para o treino dos goleiros. Eles devem estar posicionados a sua escolha e serem retirados sem que o aquecimento dos atletas termine.

Uma área específica do campo deve ser reservada para o aquecimento pré-jogo dos árbitros, no lado oposto do campo do túnel dos jogadores.

6.    Intervalo da Partida

Ações corretivas são realizadas no intervalo pela equipe de preparação. Elas devem começar tão logo o último atleta deixe o gramado até 5 minutos para o prazo previsto para retorno das equipes.

As principais atividades são a correção de buracos e a retirada de detritos, realizada com equipamentos especiais para este manejo, como garfos e sacos para recolher os detritos. Os funcionários devem acompanhar a partida, observando a ocorrência de danos maiores feitos pelas chuteiras, que serão prioritariamente corrigidos, focando nos maiores desgastes e revisando prioritariamente as áreas de gol e pênalti.

Uma irrigação de partida também é realizada no intervalo.

Resumo

A preparação em Match Day é a oportunidade que o preparador de gramado tem para apresentar o resumo de toda a sua rotina de trabalho ao longo do ano.

O planejamento será uma ferramenta muito útil para você conseguir extrair ao máximo o potencial do gramado no dia da partida. Dificilmente correções pontuais serão suficientes para o seu gramado performar durante uma partida.

O dia da preparação requer muita dedicação e compromisso. Esteja preparado para ele.

Nos vemos na semana que vem para a última coluna da série #ItograssEmCampo.

Boa preparação a todos!