0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

CUIDADOS TÉCNICOS

MENU CUIDADOS TÉCNICOS

Pós-Plantio

dicas de como fazer  irrigação de gramado

IRRIGAÇÃO

Deve ser realizada diariamente até 20 dias após o plantio ou até o pegamento dos tapetes (quando não for mais possível retirar os tapetes do solo).

Esta operação é muito importante para o sucesso da formação do gramado, pois a rapidez do enraizamento dos tapetes é diretamente proporcional a umidade do solo.

DICAS

Certifique-se que uma boa camada do solo esteja sendo umedecida. Isto pode ser feito levantando alguns tapetes ou mesmo inserindo uma chave de fenda ou faca através destes.

Às vezes, notamos que a irrigação molha apenas os tapetes, ou seja, é muito superficial. Desta forma, não há estímulo da emissão de raízes.

É normal a grama perder um pouco de sua coloração nesta fase, principalmente nos períodos mais secos do ano. Porém, quanto menos o gramado apresentar este sintoma, menor o stress hídrico e, consequentemente, maior a velocidade de estabelecimento ou enraizamento.

Caso tenha alguma dúvida específica de Pré-Plantio, Pós-Plantio, Manutenção ou de Pragas e Doenças, que não tenha encontrado aqui, envie sua dúvida para o Dr. Grama, através do nosso formulário, que nossos engenheiros agrônomos especializados em gramados, irão te retornar. 

saiba como adubar seu gramado

ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO

Caso necessário, devemos realizar uma complementação da adubação do plantio. Recomenda-se realizar uma cobertura de 30g de NPK (20 – 5 – 20) / m². Para um melhor resultado destas coberturas, é interessante consultar um Engenheiro Agrônomo da Itograss, para a verificação do melhor momento para realizar tal adubação. Qualquer adubação de cobertura deve ser uniforme e seguida de uma boa irrigação para evitar manchas ou queima do gramado.

DICAS

Se a área do gramado for grande, recomendamos a utilização de adubadeiras.

Caso você não disponha destes equipamentos, divida a área gramada em partes menores e calcule a quantidade de adubo para estas áreas. Desta forma, a adubação será mais homogênea.