SÃO PAULO/MINAS GERAIS
RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO
CENTRO OESTE
NORTE/NORDESTE
CUIDADOS TÉCNICOS
Deve ser realizada diariamente até 20 dias após o plantio ou até o pegamento dos tapetes (quando não for mais possível retirar os tapetes do solo).
Esta operação é muito importante para o sucesso da formação do gramado, pois a rapidez do enraizamento dos tapetes é diretamente proporcional a umidade do solo.
DICAS
Certifique-se que uma boa camada do solo esteja sendo umedecida. Isto pode ser feito levantando alguns tapetes ou mesmo inserindo uma chave de fenda ou faca através destes.
Às vezes, notamos que a irrigação molha apenas os tapetes, ou seja, é muito superficial. Desta forma, não há estímulo da emissão de raízes.
É normal a grama perder um pouco de sua coloração nesta fase, principalmente nos períodos mais secos do ano. Porém, quanto menos o gramado apresentar este sintoma, menor o stress hídrico e, consequentemente, maior a velocidade de estabelecimento ou enraizamento.
Caso tenha alguma dúvida específica de Pré-Plantio, Pós-Plantio, Manutenção ou de Pragas e Doenças, que não tenha encontrado aqui, envie sua dúvida para o Dr. Grama, através do nosso formulário, que nossos engenheiros agrônomos especializados em gramados, irão te retornar.
Caso necessário, devemos realizar uma complementação da adubação do plantio. Recomenda-se realizar uma cobertura de 30g de NPK (20 – 5 – 20) / m². Para um melhor resultado destas coberturas, é interessante consultar um Engenheiro Agrônomo da Itograss, para a verificação do melhor momento para realizar tal adubação. Qualquer adubação de cobertura deve ser uniforme e seguida de uma boa irrigação para evitar manchas ou queima do gramado.
DICAS
Se a área do gramado for grande, recomendamos a utilização de adubadeiras.
Caso você não disponha destes equipamentos, divida a área gramada em partes menores e calcule a quantidade de adubo para estas áreas. Desta forma, a adubação será mais homogênea.