0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

18/06/2018

Listras nos Campos de Futebol

Uma das perguntas mais frequentes aos nossos técnicos é como são feitas as listras nos campos de futebol? Muitas pessoas acreditam que trata-se de variedades diferentes de grama, altura de poda diferente e mesmo a utilização de tintas ou corantes.

Realmente as alternativas citadas podem produzir faixas nos gramados, porém não são as técnicas aplicadas em gramados profissionais. O uso de corantes específicos em determinados casos, podem intensificar estas faixas, mas também não é a resposta correta.

O que produz as faixas nos gramados é a poda ou corte com uma roçadeira helicoidal.

Ao contrário das roçadeiras de corte horizontal conhecidas e utilizadas na jardinagem em geral, estas roçadeiras possuem um conjunto formado por lâminas helicoidais e um rolinho que dobram ou deitam as folhas da grama para um determinado lado após o corte.

Cortando uma faixa em um sentido e outra no sentido inverso, faces diferentes das folhas ficarão expostas à luz, produzindo cores diferentes. Desta forma, toda a grama é cortada na mesma altura e formam-se as tradicionais faixas.

Importante dizer que para algumas variedades este efeito é mais forte do que em outras, por exemplo, Bermudas e Esmeralda, produzem faixas mais nítidas do que a Batatais.

Assim como durante o dia, em horários com  maior luminosidade, estas faixas vão estar mais fortes ou evidentes. Outro detalhe interessante, é que em certos casos, os campos profissionais são podados nos dois sentidos, ou seja, de uma lateral a outra e de uma linha de fundo a outra, para uma maior uniformidade da altura do gramado.

Então desta forma, dependendo de onde você estiver na arquibancada ou de onde estiver a câmera da televisão, você vai ver desenhos diferentes.  Caso você esteja sentado na linha do meio de campo, onde é televisionada a maior parte do jogo, as faixas estarão na transversal do campo, ou seja, de uma lateral a outra.

Se a visão for de trás dos gols, as faixas estarão mais nítidas no sentido longitudinal (linha de fundo a linha de fundo). E caso você esteja em algum canto do estádio, provavelmente você verá o gramado xadrez, com as faixas se sobrepondo.

Podemos então dizer que as faixas dos campos profissionais são produzidas por uma somatória de fatores: equipamento de corte especial, variedades específicas, luminosidade e muito capricho das empresas de manutenção.

Maurício Ercoli Zanon
Engenheiro Agrônomo Dr
E-mail: mauricio@itograss.com.br