0800 941 0110

SÃO PAULO / MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE / PARANÁ

0800 703 3353

NORTE / NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

06/12/2021 | 5 min de leitura

Série #ItograssEmCampo: Pós-Partida

Autor: Rodrigo Santos - Coordenador do Centro de Gramados Esportivos Itograss

 

Logo Itograss centro esportivo.

Não tem nada mais gratificante do que encerrar um ciclo de trabalho com a certeza de ter dado o seu melhor e se sentir motivado e preparado para os desafios do ciclo seguinte.

Tenha sempre em mente que cada ciclo tem a sua importância e proporciona novos aprendizados, ideias, oportunidades e, certamente, novas conquistas.

É com esse pensamento que você deve começar o novo ciclo de preparação. Ele se inicia logo após o apito do árbitro decretar o final da partida.

E é sobre a preparação para os novos ciclos que vamos falar essa semana aqui na coluna. Lembrando que essa será a última matéria da série #ItograssEmCampo.

Avaliação Pós-jogo

Uma boa caminhada pelo gramado logo após a saída dos atletas é a melhor maneira de se avaliar a quantidade e severidade dos danos provocados durante a partida.

Em alguns casos, principalmente em épocas em que o calendário de partidas não ajuda, as atividades de recuperação já se iniciam logo após a partida. Essas, normalmente, já previstas antes do início da partida.

As zonas que devem ser mais observadas são aquelas onde o jogo acontece com maior frequência, como são os casos da faixa central e, principalmente, das áreas de gol. Áreas que foram usadas para o aquecimento também podem apresentar danos severos.

Outras áreas com histórico de problemas também devem ser avaliadas com maior atenção. Áreas com excesso de sombra, por exemplo, normalmente apresentam problemas com a densidade do gramado e que, por consequência, acabam apresentando susceptibilidade maior aos danos.

 

Visão dentro do campo sobre gramado pós partida de futebol.

Avaliação de danos logo após o final de partida
 

Feitas as avaliações, é chegada a hora de iniciar o planejamento de trabalho para a partida seguinte.

Planejamento

Nesta série nós fizemos uma coluna falando apenas sobre a importância do planejamento para a gestão do gramado esportivo, lá ensinamos você sobre a importância da avaliação da situação inicial, a definição das expectativas e a definição das etapas para atingir os objetivos pretendidos.

O planejamento pós-jogo segue um raciocínio semelhante, por meio das informações obtidas após a avalição do gramado ao final da partida. Com ele, e considerando o calendário até o jogo seguinte, você determinará as operações pontuais necessárias.

O planejamento macro, aquele determinado para a temporada, deve ser preservado e, por meio das informações geradas pelo planejamento pós-jogo, adaptado a sua semana, ou dias, de trabalho até o jogo seguinte.

Vamos nos concentrar nessa semana apenas nas atividades de recuperação determinadas pelo planejamento pós-jogo. As principais etapas serão discutidas logo abaixo:

Corte Rotativo de Limpeza

Um corte com equipamento rotativo de sucção é usado como operação de limpeza após a partida. Essa operação tem a finalidade de coletar detritos de grama levantados durante a partida, pequenas faixas, bandagens e objetos plásticos.

 

Funcionários cortando grama do estádio para partida de futebol.

Equipe, logo após o final da partida, executando poda de limpeza

Essa operação também tem a finalidade de “levantar” a grama. Lembrando que os rolos dos equipamentos helicoidais “deitam” essa grama na preparação do pré-jogo. As folhas, quando levantadas, têm a capacidade de se desenvolver melhor e mais rapidamente, se recuperando dos danos provocados durante as partidas.

Fechamento de Buracos

Durante um jogo competitivo, especialmente em um dia úmido quando o solo é macio, é inevitável que buracos sejam formados na grama. O trabalho mais importante para a equipe de manutenção é reparar esses danos no campo o mais rápido possível, porque se recuperam mais rapidamente quando reparados “frescos”. Esses reparos são feitos já no intervalo da partida e tão logo ela termine, antes de que qualquer outra atividade.

Normalmente um garfo agrícola é utilizado para reparar o buraco. Ele é inserido no solo, em torno do orifício e, com uma tração, ele é fechado para reparar o dano.

Fechando buracos na grama para partidas de futebol.

Demonstrativo de como fechar um buraco de forma adequada

Nem todos os buracos são criados igualmente, um campo a base de areia não terá a força de tração igual a um com solo natural.

Em um país onde os gramados têm altos níveis de uso e são obrigados a ser jogáveis praticamente durante todo o ano, o reparo de buracos (ou divots) é uma parte muito importante da manutenção do campo esportivo.

Replantios

Avaliar se áreas extremamente desgastadas podem se recuperar dentro do tempo disponível, ou se há a necessidade de um replantio. O replantio, como visto em uma das colunas, pode ser feito com um material em condições prontas, ou muito próximas, das condições ideias para jogo.

 

Área do estádio com grama recém plantada.

Area recém plantada com o sistema Ready to Play

O Ready to Play é a tecnologia inovadora que a Itograss adota em estádios, como o Maracanã. Tem como filosofia a capacidade de transferir um gramado em perfeitas condições de jogo de uma fazenda para o estádio e ser utilizado rapidamente após o plantio. As trocas podem ser feitas em área total ou localizadas.

É a única tecnologia que permite o uso do gramado poucas horas após a sua instalação.

Pulverizações

Pulverizações podem ser feitas para a aplicação de defensivos e adubações.

As adubações podem ser feitas em caráter de recuperação, quando o estado nutricional não é adequado e tem o objetivo de recuperar o gramado estimulando, principalmente, o seu desenvolvimento radicular. Já as adubações de manutenção, aquelas programadas dentro do planejamento macro de gestão do gramado, visam manter o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta. 

Pulverização de grama em campo pós partida de futebol.

Pulverização de gramado com equipamento mecanizado

Um manejo integrado de pragas e doenças adequado tem o objetivo de preservar a sanidade das plantas.

Mas, em determinadas situações, algum desequilíbrio pode acontecer e doenças apresentarem condições favoráveis para se desenvolverem. A observação pós-jogo pode te ajudar a tomar a decisão de aplicar produtos para esse controle e até prevenção em função da quantidade e tipo de danos causados pós-jogo.

Ressemeadura

Em algumas situações, ainda durante o período do inverno, no qual você observa uma queda acentuada da densidade das sementes de inverno e quando a previsão apresenta uma condição de situações futuras que comprometerão o desenvolvimento da Bermudas (baixas temperaturas) por um período ainda longo, uma ressemeadura deve ser considerada.

Aplicação de sementes de inverno em campo de futebol.

Aplicação de sementes de inverno

A aplicação é feita a lanço preferencialmente no campo todo, mas também pode ser localizado, sempre em faixas pré-determinadas, onde a densidade está comprometida. Normalmente essas sementes estarão germinadas 

após 10 dias e podem receber o primeiro corte aos 15 dias, nessas condições.

Resumo

A vida das pessoas envolvidas com a preparação de gramados, como podemos observar ao longo desta jornada #ItograssEmCampo é dura. Hoje aprendemos que ela também não tem folga, pois tão logo acaba uma partida já começam os trabalhos para a partida seguinte.

Com um calendário tão exigente como o Brasileiro, não poderia ser diferente. Para você que não vive a realidade das grandes arenas do Brasil, fica a oportunidade de acompanhar o dia a dia desse pessoal e aproveitar as dicas para utilizar no seu gramado.

O pós-jogo é importante para planejar as preparações, faça o seu planejamento e ele te ajudará com o sucesso.

Reforça uma frase para que Thomas Edison deixou de aprendizado para todos nós: “Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”.

Agradecimentos

Imenso agradecimento ao convite realizado pela Eng. Agrônoma Msc. Maristela Kuhn para ser o responsável pelo gramado do Monumental de Nuñez, na Argentina, para a Copa América 2021. Quis o destino que o torneio fosse transferido para o Brasil e novamente um voto de confiança depositado pela Maristela para ser o responsável, dessa vez, pela sede mais agronomicamente desafiadora da competição: o Rio de Janeiro.

Lá pude trabalhar com a fantástica equipe da Greenleaf, em especial aos Agrônomos Luiz Felipe e Wellington Urselino, no dia a dia dos dois estádios e de praticamente todos os centros de treinamentos da sede.

Na preparação do Maracanã, a nossa equipe foi reforçada pelo Tiago Rodrigues, profissional superexperiente e com uma bagagem incrível.

Não poderia deixar de agradecer a Itograss por ter me incentivado a representá-la nesse evento que foi de grande aprendizado. Certamente o  nosso Centro de Gramados Esportivos terá a capacidade de contribuir com o desenvolvimento do segmento esportivo de forma mais preparada.

Para você que nos leu, ao longo das últimas 15 semanas, o muito obrigado pela oportunidade de compartilhar um pouco sobre a minha experiência com preparação de gramados de futebol.

Boa sorte a todos e até a próxima!

#ItograssEmCampo