0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

18/04/2023 | 6 min de leitura

São Januário: Um templo do futebol nacional

Estádio São Januário

A história de São Januário se confunde com a própria história do Club de Regatas Vasco da Gama. A casa do “Gigante da Colina”, como é chamado carinhosamente o clube alvinegro pelos seus torcedores, guarda muitas memórias e fatos que vão além das estatísticas e que ficam gravados para sempre na cabeça dos torcedores cruzmaltinos.

Por isso e pela sua importância dentro do futebol brasileiro, conheça mais sobre o estádio de São Januário, um dos templos do futebol nacional. Aproveite e boa leitura!
 

Índice 
 

Estádio São Januário: Conheça sua história

 

Escrever sobre o São Januário é também falar sobre a história de um dos clubes mais populares do Brasil, o Vasco da Gama. 

Equipe que foi fundada em 21 de agosto de 1898, na cidade do Rio de Janeiro por um grupo de 63 rapazes que eram descendentes de portugueses ou ainda imigrantes do velho país ibérico.

Mesmo tendo sido criado ainda no século 19, o clube carioca ainda focava no Remo como o esporte principal. Desse modo, o Vasco só passou a ter um time de futebol quando incorporou o Clube de Futebol Lusitânia, em novembro de 1915.

O Vasco estreou na terceira divisão em 1916 e não demorou mais que 6 anos para ser campeão da Segunda divisão do regional e no ano seguinte já conquistar o primeiro campeonato carioca da história do clube, em 1923. 

A conquista desbancou pela primeira vez clubes originários da elite carioca, causando um desconforto maior pelo conta do clube cruz-maltino possuir majoritariamente jogadores negros e da classe operária.

Os times mais ligados à elite na época como Flamengo, Fluminense e Botafogo se uniram para formar uma outra liga separada, excluindo os vascaínos do campeonato estadual, alegando que o Vasco só entraria caso dispensasse todos os atletas negros do seu plantel. 

Entretanto, o presidente do clube enviou uma carta à AMEA, organizadora do campeonato, se recusando a se filiar à associação. 

Isso foi um marco histórico, pois foi o primeiro clube nacional a lutar contra o Racismo de maneira veemente. 

Assim, o Vasco foi bicampeão carioca pela liga remanescente em 1924 e no ano seguinte venceu todas as resistências e já integrava a AMEA, sob a condição de disputar seus jogos no campo do Andarahy. 

Contudo, para não sofrer novas exigências da liga, o Vasco decidiu construir o seu próprio estádio, como detalharemos no tópico abaixo.
 

Onde fica São Januário?

 

São Januário, hoje, está localizado no bairro de São Cristóvão, na rua General Almério de Moura. Lá ficava a Chácara de São Januário, daí o nome do estádio, que fora um antigo presente dado por Dom Pedro I à Marquesa de Santos.

A construção começou em 6 de junho de 1926, quando foi colocada a pedra fundamental do estádio. 

A obra foi completada em menos de um ano, no entanto, enfrentou muitos percalços como a falta do cimento belga, que era importante para construções daquela envergadura. 

Apesar disso, foi encontrada uma solução inventiva para driblar as dificuldades: uma mistura de cimento, areia e pedra britada. Ao todo, foram usados pelo menos 6000 barris de cimento e 252 toneladas de ferro para a construção.

Estádio São Januário
 

Quantos anos tem o estádio São Januário?

 

O estádio de São Januário foi inaugurado em 21 de abril de 1927, tendo 95 anos de muita história.

Naquela data, o time vascaíno enfrentou o Santos que venceu os donos da casa por 5 a 3. O primeiro gol do estádio foi de Evangelista, jogador do time santista. Já o primeiro gol do Gigante da Colina foi marcado por Negrito, aos 23 minutos do primeiro tempo.

Apesar disso, o estádio foi palco de conquistas inesquecíveis para o torcedor vascaíno, como o primeiro jogo da final da Libertadores da América vencida pelo Vasco contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, em 1998.

Além disso, o estádio de São Januário é marcado por algumas curiosidades, como, ser o maior estádio do Mundo Novo naquele momento até a construção do Estádio Centenário, em Montevidéu, para a primeira Copa do Mundo em 1930. 

Por fim, era conhecido como o maior estádio do Brasil até 1940, quando o Pacaembu foi construído em São Paulo e era o maior do Rio de Janeiro até a construção do Maracanã, para o mundial de 1950.
 

A quem pertence o São Januário?

 

O estádio São Januário é 100% do clube vascaíno e faz parte ainda do patrimônio do quadro associativo, isto é, não é integrante dos 70% adquiridos recentemente da 777 partners, dona da SAF vascaína.

Isso porque, os torcedores vascaínos, na época, arrecadaram em torno de 2 mil contos de réis para tornar possível a construção do estádio do Vasco, além de 685 contos e 895 mil réis para a compra do terreno. 

Por isso que o São Januário, mesmo após 95 anos de história, ainda é o maior estádio particular do Rio de Janeiro.
 

Capacidade do estádio São Januário

 

A capacidade de São Januário foi mudando ao longo dos anos, como na maior parte dos estádios brasileiros. 

Anos após a inauguração, como na década de 40 e 50, havia relatos sobre jogos com mais 50 e 60 mil pessoas, embora isso não tivesse sido estimado na época, como na própria partida inaugural.

No entanto, o recorde de público do estádio foi de 40.209 pessoas, na derrota do Vasco para o Londrina por 2 a 0 em 19 de fevereiro de 1978. 

Atualmente, a capacidade oficial de São Januário ficou reduzida para 21.880 por conta de normas de segurança.
 

Novo estádio do Vasco - Reformas futuras

 

O estádio São Januário passou por recentes reformas, que viabilizaram maior segurança e conforto para os seus jogadores e torcedores do clube, tais como:

     - Reforma dos vestiários;

     - Inauguração do “Setor Premium”, espaço de lazer para os torcedores  ficarem mais confortáveis ao ver seus jogos;

     - Troca do placar eletrônico;

     - Substituição dos alambrados antigos para os de vidro temperado;

     - Substituição do gramado atendendo aos padrões FIFA.
 

Apesar disso, o Vasco ainda pretende fazer futuras reformas em São Januário, pretendendo ampliar a capacidade do estádio. 

Mas, para isso, segue negociando com a Prefeitura do Rio De Janeiro para viabilizar a reforma completa do seu estádio.
 

Estatísticas de jogos entre Vasco e Flamengo

 

Os números do Vasco são positivos nos clássicos disputados em São Januário. Contra o Flamengo, foram disputados 37 jogos no estádio, já que a maioria foi feita no Maracanã, que foi construído em 1950.

O retrospecto é positivo para o time da Cruz de Malta, que tem 16 vitórias contra 10 do lado rubro-negro, além de 11 empates no confronto, tendo 67 gols pró e 53 contra.

Gramado de São Januário

 

Para que o Vasco continue escrevendo a ‘história mais bonita do futebol brasileiro”, São Januário utiliza um gramado de qualidade, como a Grama Bermudas Celebration, da Itograss que é vantajosa, porque:

     - Cresce mais rapidamente;

     - Possui alta recuperação após o uso;

     - Está em grande parte dos estádios brasileiros.
 

Ficou curioso? Então, não deixe de entrar em contato com a gente e conheça mais sobre os nossos produtos. Aproveite e solicite agora o seu orçamento!