0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

11/05/2023 | 4 min de leitura

Paisagismo: conheça as gramas preferidas dos paisagistas!

Casa com gramas

O paisagismo projeta e pensa áreas integradas para que as pessoas e a natureza possam compartilhar espaços agradáveis e viver em harmonia. Da melhor grama à decoração dos móveis, um bom projeto com essa técnica vai oferecer um novo conceito estético, conforto e cuidados com o meio ambiente.

A arquitetura de paisagem tem a capacidade de encantar e preservar diferentes ambientes públicos ou privados. Além disso, os paisagistas têm materiais e tipos de gramas preferidos para cada área. Por exemplo, eles analisam o solo, luminosidade e frequência  de uso antes de finalizar um projeto de paisagismo natural.

Por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre os objetivos dessa técnica, para entender como ela pode melhorar o projeto da sua casa, escritório ou outro espaço.

Índice

 


Confira aqui o que é paisagismo, as categorias, os principais tipos de grama natural e como esse projeto pode mudar a experiência de um local. Aproveite a leitura e aprenda tudo sobre paisagismo.

O que é paisagismo?

 

O paisagismo é a técnica e arte de projetar, preservar e organizar a gestão de espaços livres de forma sustentável e esteticamente agradável. Através da arquitetura de paisagem é possível repensar os lugares que combinam pessoas e natureza.

É uma área de arquitetura, design e decoração que pensa técnicas para ambientes planejados com conceitos estéticos, éticos, praticidade e conforto. 

Assim, é preciso pensar na combinação de cores, nas plantas, na grama escolhida e nos móveis que serão parte da paisagem. 

É importante ressaltar que o pensamento do paisagismo considera o equilíbrio e a interação entre vegetação, uso destinado à área, recursos artesanais e outros materiais, como bancos, piscinas e cercas. 

Até mesmo a tecnologia pode ser uma aliada da arquitetura de paisagem, adicionando ainda mais segurança, conforto e praticidade.

Ótimos exemplos são os parques e praças públicas ou áreas privadas que vemos pela cidade. A maioria desses locais foi pensada para crianças, adultos, brinquedos e natureza compartilharem o mesmo ambiente.

Outros casos que precisam de planejamento e cuidados com a natureza são as áreas de jardinagem, paisagismo ou os gramados de futebol A Itograss atende essa variedade de ambientes com diversos tipos de grama.

 

fachada de casa com grama

Tipos de paisagismo

 

Além de compreender o conceito do paisagismo, é importante compreender como você pode adequar o projeto às áreas urbana e rural ou ao ambiente interno. Leia abaixo os principais tipos de paisagismo:

Paisagismo rural

 

O paisagismo rural é um projeto que cria um ambiente agradável e tem como principal objetivo a preservação da área. Normalmente, combina belas paisagens e áreas maiores com áreas de lazer, jardins, piscinas e outros ambientes escolhidos pelo cliente.

Paisagismo urbano

 

Uma característica do paisagismo urbano é pensar nas áreas de convivência e lazer nas cidades e grandes metrópoles. 

Seja uma área de esporte, parque ou praça, o foco principal é o entretenimento e integração de natureza e ambientes urbanos.

Paisagismo de áreas internas

 

Já a arquitetura do paisagismo de áreas internas planeja a decoração, criando ambientes mais confortáveis e vivos. 

Normalmente, são os jardins internos, sacadas, jardins verticais, jardins de inverno, terraços e espaços de convivência e recreação.

Gramas preferidas dos paisagistas

 

Como dissemos, o paisagismo pode aproveitar uma variedade de grama em seu projeto, já que cada espécie vai proporcionar uma experiência e manutenção específicas. 

Para entender melhor a finalidade de cada grama, veja aqui a qualidade e características das gramas Itograss:

Grama Esmeralda

 

A grama Esmeralda é uma das preferidas dos paisagistas, pois possui folhas finas, coloração verde esmeralda e boa adaptação aos climas do Brasil. Além disso, ela se adapta a temperaturas de climas: subtropical, temperado, tropical e equatorial. 

Outro fator que agrada a imagem da paisagem é que a grama Esmeralda tem uma manutenção muito simples, portanto, é a grama ideal para jardinagem e paisagismo.

É o produto ideal para o paisagismo natural, já que é resistente a pisoteios e ervas daninhas. Além disso, a grama Esmeralda , devido a seu profundo sistema radicular, pode ser usada em  lugares inclinados e com risco de erosão, como taludes.

Grama São Carlos

 

A variedade de Grama São Carlos Plus é ideal para obras e paisagismo. É um tipo com folhas mais largas, cor verde escura e nervuras ao longo da folhagem.

Para o paisagismo, a grama São Carlos Plus  combina com gramados de áreas residenciais, parques e indústrias, pois é uma variedade resistente e esteticamente diferenciada. 

Sua principal característica é poder ser usada em projetos que tenham sombreamento e luz direta ao mesmo tempo, pois é a variedade que melhor tolera uma menor luminosidade.

Grama Zeon

 

Outra grama muito procurada para compor projetos de paisagismo natural é a Grama Zeon.

Essa variedade possui folhas estreitas com cor verde intenso. Ela se adapta bem aos climas tropical e equatorial, assim como para espaços livres a pleno sol.

Ùltimo lançamento da Itograss no mercado para este tipo de projeto, tem como principal característica a beleza, podendo propiciar um visual de campo de golfe em seu gramado.

Qual a importância da grama no paisagismo?

 

Quando pensamos em paisagismo é importante considerar o perfil e fluxo de pessoas, finalidade do ambiente, a iluminação e o tamanho do espaço.

O projeto de paisagismo é extremamente necessário para que os espaços livres sejam aproveitados com conforto, entretenimento e segurança. 

Um bom projeto consegue mudar a dinâmica e experiência de um ambiente, oferecendo aquilo que o cliente precisa para aproveitar a todo momento determinada área.

Além disso, todos os materiais também devem ser considerados na hora de projetar e construir seu tão sonhado espaço. 

Por exemplo, a escolha da grama natural para o paisagismo é uma consideração essencial. Uma vez que cada tipo de grama é mais adequada para um determinado ambiente.

O ideal é refletir sobre quais são seus desejos e interesses para a área e, depois, conciliar técnicas de paisagismo, jardinagem e arquitetura.

Conheça as gramas Itograss

 

Além dos tipos de gramas preferidos dos paisagistas, a Itograss tem uma variedade para outras finalidades. Veja todas as gramas de qualidade que  você pode adquirir com a Itograss:

           - Grama Esmeralda

        - Grama Esmeralda Imperial

        - Grama São Carlos Plus

        - Grama Bermudas Tifdwarf

        - Grama Bermudas Tifway 419

        - Grama Bermudas Celebration

        - Grama Zeon Zoysia

        - Grama Geo Zoysia

        - Grama Sunday

         - Grama Latitude 36

A Itograss é pioneira na comercialização de gramas no Brasil. Desde 1975, produzimos produtos de qualidade para ambientes públicos e privados. Além disso, a produção das gramas Itograss segue todos os protocolos da ITGAP e as normas do MAPA (Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Seja para complementar os projetos de paisagismo natural ou outras áreas, a Itograss pode colaborar com produtos de qualidade, atendimento diferenciado e suporte técnico oferecido pelos nossos centros de pesquisa.


Aproveite para conhecer as gramas Itograss e encontre o tipo perfeito para o seu espaço.