0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

20/04/2023 | 3 min de leitura

Morumbi: Tudo sobre o estádio do tricolor paulista

Estádio Morumbi

O Estádio do Morumbi é um ícone no esporte e entretenimento nacionais, sendo palco para os jogos do São Paulo F.C., mas também de diversos eventos desde sua inauguração, em 1970.

O estádio do tricolor paulista desponta como o maior do Brasil e a história de sua construção é tão grandiosa como a do time. Confira a seguir:

Índice
 

Confira como a história do São Paulo e do Morumbi se entrelaçam e como o estádio tornou-se o que representa hoje para o futebol brasileiro.
 

História do estádio do Morumbi

 

O sonho de construção de um estádio próprio vem desde a década de 1940, quando o São Paulo se desfez do então estádio do Canindé para viabilizar as obras de um estádio mais amplo e com capacidade para sua grande torcida.

Pensado inicialmente para ocupar o atual Parque do Ibirapuera, os planos mudaram e o terreno escolhido foi no bairro do Morumbi, na Praça Roberto Gomes Pedrosa, que foi doado ao clube pela Imobiliária e Construtora Aricanduva.

O projeto, que inicialmente tinha capacidade para quase 150 mil torcedores, foi criado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas. 

A construção do estádio demandou esforços de toda a equipe e torcedores, sendo possível com a venda do Canindé, mas também com apólices e empréstimos, sendo executada entre 1952 e 1970, quando foi inaugurado.

Um dos principais entusiastas do projeto era o então presidente do clube, Cícero Pompeu de Toledo, que faleceu antes da conclusão do estádio e teve o local batizado em seu nome, portanto, o tradicional Morumbi é, oficialmente, Estádio Cícero Pompeu de Toledo.

Apesar de ser finalizado apenas em 1970, o Morumbi recebeu a estreia no futebol em 1962, em um jogo entre São Paulo e Sporting-POR, com gol do Peixinho, do tricolor, o primeiro a marcar no estádio.

O estádio do Morumbi pertence e é administrado pelo São Paulo F.C. desde sua concepção até os dias atuais.

Em 2018 o estádio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
 

Como foi construído o estádio?

 

Os números da construção do Morumbi são tão impressionantes quanto o próprio estádio:

     - Foram usadas 370 pranchas de papel vegetal para concepção do projeto;

     - A terraplanagem levou cinco meses para ser concluída, movimentando 340 mil metros cúbicos de terra;

     - Foi necessário canalizar um córrego que passava na região;

     - A quantidade de concreto usada corresponde a necessária para construir 83 prédios de dez andares cada;

     - Foram usados 280 mil sacos de cimento;

     - Foram necessárias 50 mil toneladas de ferro.

Além das obras iniciais, o estádio do Morumbi foi remodelado em diversas outras ocasiões nos anos de 1994 a 1996, 2000, 2006, 2009, 2013, 2016, 2017, 2018 e 2019.
 

Qual a capacidade do estádio do Morumbi?
 

 

Estádio do Morumbi

 

Projetado inicialmente para receber quase 150 mil espectadores, as readequações do Morumbi ao longo dos anos levaram o estádio a ter uma capacidade total de 66.795 atualmente e mantendo como recorde de público 146.082 pessoas em 1977.

A lotação do estádio é dividida em três níveis, superior, intermediário e térreo, que, por sua vez, são divididos em quatro setores cada, amarelo, azul, laranja e vermelho.
 

Eventos no estádio do Morumbi 

 

Além de receber as partidas do São Paulo F.C., o Morumbi é um dos principais espaços de eventos do Brasil, recebendo jogos da seleção brasileira em diferentes ocasiões, mas também shows.

Entre os principais nomes mundiais que passaram pelo gramado do Morumbi incluem-se: Madonna, U2, Paul McCartney, Queen, Michael Jackson e muitos outros.

Atualmente, além dos eventos, o estádio abarca o Morumbi Concept Hall no anel térreo com opções de lojas, restaurantes, bares, auditórios, serviços e entretenimento. 
 

Gramado do Morumbi

 

Um dos destaques do Morumbi é o seu gramado. Seguindo o padrão FIFA, o gramado tem 105m x 68m e é um dos mais bem avaliados do Brasil, de acordo com a CBF.

Em avaliação realizada entre janeiro e abril de 2018, o gramado recebeu nota 4,67, de 5, pelos técnicos. Com isso, o Morumbi ficou atrás apenas do Maracanã, com nota 4,89.

Em comum nos dois estádios está a grama Bermudas Celebration Itograss, cultivada especialmente para atender as necessidades de instalações esportivas.

Para estádios e campos, seja para esportes amador ou profissional, a recomendação é a Grama Bermudas Celebration, indicada para futebol, golfe, hipismo, polo e outras práticas esportivas.