0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

08/03/2023 | 4 min de leitura

Estádio Mané Garrincha: Tudo sobre um dos maiores estádios do Brasil

Estádio Mané Garrincha

O estádio Mané Garrincha é um dos maiores do Brasil e, até hoje, recebe com maestria os grandes times do Brasil e do mundo, inclusive, foi umas das sedes da Copa do Mundo de 2014. 

Assim, é uma arena que faz jus ao nome do jogador brasileiro e segue sendo palco de grandes partidas do esporte mais popular do mundo, inclusive, decisões de campeonatos.

Conheça aqui as principais informações do estádio Mané Garrincha e relembre os seus grandes momentos, além de conhecer um pouco da história desse inesquecível ídolo do futebol e craque do Botafogo. Aproveite e tenha uma boa leitura!

 

Índice

 

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

 

Conheça a história do grande estádio de Brasília, confira a sua capacidade de público e veja os grandes times que já jogaram nessa arena e os shows que foram realizados nela.

Ah, não perca também as informações sobre esse grande craque, que foi o Mané Garrincha, e se delicie relembrando as conquistas desse gênio.

 

História do Estádio

 

O estádio Mané Garrincha é uma das maiores arenas de futebol do Brasil. Ele é uma das instalações do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna que também é formado pelo  

Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet, pelo Ginásio Cláudio Coutinho e pelo Ginásio de Esportes Nilson Nelson.

Juntos, esses espaços esportivos foram palcos de grandes disputas e vitórias memoráveis dos atletas, principalmente, nos gramados do estádio. 

Em 1974, o estádio foi inaugurado em Brasília, Distrito Federal, mesmo com as obras ainda em andamento. O primeiro nome do espaço era Estádio Governador Hélio Prates da Silveira e foi uma homenagem ao governador da época.

Já nos anos 80, o estádio foi rebatizado e recebeu o nome do grande jogador brasileiro, passando a ser chamado de Estádio Mané Garrincha.

Em 2009, o estádio iniciou uma grande reforma para que pudesse participar da Copa do Mundo de 2014. 

Nesse período, o governo do Distrito Federal alterou o nome do estádio para Estádio Nacional de Brasília. Contudo, a mudança foi temporária devido ao apelo popular. Assim, o nome escolhido foi Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Atualmente, o estádio é chamado de Arena BRB Mané Garrincha e o grupo responsável pelo novo nome irá administrar o campo pelos próximos 35 anos.

 

Capacidade do Estádio Mané Garrincha

 

O estádio tem capacidade para 72.788 pessoas. Sendo assim, o segundo maior estádio do Brasil, perdendo apenas para o Maracanã, que tem capacidade para 78.838 pessoas.

No entanto, quando foi inaugurado a arena tinha um espaço para 45.200 torcedores. 

Foi apenas após a reforma para os jogos oficiais da FIFA que o estádio se tornou o segundo maior do país. Ele foi palco dos jogos da Copa das Confederações (2013) e da Copa do Mundo (2014).

Além disso, de acordo com a concessionária Arena BSB SPE S/A, responsável pelo espaço, o estádio Mané Garrincha é o maior do Brasil em área construída.

Independentemente do título pela capacidade, o belo e arquitetônico estádio brasiliense consegue atender de 50 a 72 mil pessoas com qualidade e conforto durante os jogos, shows e outros eventos.

 

Onde fica o Estádio Mané Garrincha?

 

O estádio Mané Garrincha fica localizado em Brasília, no Distrito Federal. Ele se localiza próximo ao Eixo Monumental da cidade, junto a outros centros esportivos, como a Arena BRB Nilson Nelson.

O estádio foi construído no coração de Brasília para suprir uma demanda de público, já que os times da região não tinham um espaço próprio para receber suas partidas. 

Dessa forma, essa arena foi pensada para atender a região brasiliense com uma grande capacidade de público.

 

Quem foi Mané Garrincha?

 

Como dissemos acima, o estádio homenageia um dos imortais futebolistas do Brasil: Garrincha.

Manoel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, nasceu no Rio de Janeiro em 1933. O jogador ficou conhecido por seus dribles majestosos e grandes jogadas em campeonatos nacionais e internacionais. 

Além disso, Mané Garrincha tinha uma diferença de seis centímetros entre as pernas, o que influenciou o seu apelido de ‘O Anjo de Pernas Tortas’. 

Garrincha iniciou sua carreira no Botafogo em 1953 e, dois anos depois, já estava competindo pela Seleção Brasileira. O jogador também competiu pelo Corinthians, Flamengo, Portuguesa Santista, entre outros times com rápidas participações. 

No entanto, o seu maior time sempre foi o Botafogo, onde jogou de 1953 a 1965. Pela Seleção Brasileira, Garrincha atuou de 1955 até 1966, sendo titular nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1966. Mané Garrincha faleceu aos 49 anos em 20 de janeiro de 1983.

 

Estádio Mané Garrincha

 

Quais times jogam/jogaram neste estádio

 

A arena brasiliense já recebeu jogos de competições regionais, estaduais e internacionais. Por exemplo, em 1974, na inauguração do estádio que ainda estava em obras, o Corinthians ganhou de 2x1 do CEUB (Centro Esportivo Universitário de Brasília).

Já em 1998, 51.800 torcedores assistiram a final da Série B, na qual o time do Gama venceu o Londrina por 3x0. O time vencedor ganhou o título e conquistou a tão sonhada vaga para o campeonato da Série A.

Também foi nesse estádio que aconteceu a final da Copa do Brasil de Futebol Feminino, na primeira edição que aconteceu em 2007.

Outros times já disputaram jogos no gramado do estádio Mané Garrincha, entre eles: Flamengo x Santos (0x0), Brasília x Paysandu (7x6/pênaltis).

Durante a Copa do Mundo de 2014, o estádio foi a casa de alguns jogos da primeira fase, das oitavas de final e das quartas de final. Além disso, ele também foi o escolhido para o confronto pelos 3º e 4º lugares.

 

Grandes eventos musicais realizados no estádio

 

Além dos momentos esportivos, o estádio Mané Garrincha também é usado para outros eventos, como congressos, exposições, festas culturais e shows. Veja quem já se apresentou nesse palco em Brasília:

 

- Legião Urbana

- Menudo

- Jorge & Mateus

- RBD

- Marisa Monte

- Leonardo

- Bruno & Marrone

 

Gramado Mané Garrincha

 

Um espaço da magnitude do estádio Mané Garrincha precisa ter produtos de qualidade, principalmente, no campo. Por isso, o gramado da arena é feito com a Grama Bermudas Celebration. 

A grama mais usada em espaços esportivos. Ela é um produto Itograss desenvolvido para oferecer resistência e durabilidade. Além disso, essa grama também tem:

 

- Rápido enraizamento

- Uniformidade

- Folhas finas com alta capacidade de recuperação

- Superfície ideal para o bom desempenho dos atletas

 

É com toda a tradição do Estádio Mané Garrincha e com a grama de alta qualidade que esse espaço consegue ser um dos melhores estádios do país para a realização de eventos e jogos de futebol nacionais e internacionais.


Faça agora um orçamento com a Itograss e tenha o gramado ideal para seu espaço esportivo ou espaço de lazer.