0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

09/11/2019 | 1 min de leitura

Know how e expertise Itograss são empregados em projeto conjunto com a Conmebol

 

Assunção (PY), 09 de novembro de 2019.

No último dia 09 de novembro, a cidade de Assunção, no Paraguai, foi palco da final da Copa Sul-Americana de Futebol 2019. Debaixo de forte chuva, Independiente Del Valle (Equador) bateu o Cólon (Argentina) por 3 X 1, no Estádio General Pablo Rojas.

A Copa Sul-Americana é organizada pela CONMEBOL, entidade máxima do futebol sul-americano, que dias antes da grande final, foi surpreendida pela notícia de que o show da banda norte americana, Black Eyed Peas, iria acorrer no estádio.

É praxe que um show deste porte danifique um gramado e, às vésperas de um jogo tão importante, veio a preocupação da Conmebol de como recuperar o gramado num curto espaço de tempo.

Através da consultora especializada em gramados esportivos, Eng. Agrônoma Maristela Kuhn, a Conmebol teve conhecimento da tecnologia Ready to Play, que consiste na instalação de gramados prontos, em tempo recorde, permitindo que jogos aconteçam 48 horas após o plantio.

No Brasil, a Itograss é referência nesta tecnologia e a convite da Conmebol, nosso Coordenador do Departamento de Esportes, o Eng. Agrônomo Rodrigo Santos, arrumou as malas e partiu rumo à Assunção!

A partir daí, Itograss e a Conmebol, através do seu Diretor de Competições Frederico Nantes, deram início a um cronograma de trabalho que envolveu máquinas brasileiras, supervisão de colheita e plantio, regras restritivas entre os dois países e, claro, o tempo como maior adversário.

“A maior dificuldade que encontramos nesse desafio foi equacionar uma operação que deve ser minimamente detalhada em um país onde nós não conhecíamos todas as variáveis. Por sorte recebemos todo o apoio da equipe da Conmebol e do Club Cerro Porteño”, disse Rodrigo.

A grama plantada no estádio General Pablo Rojas, foi retirada do Centro de Treinamento do Club Cerro Porteño, uma vez que não há produção de grama no país e barreiras fitossanitárias impediram a Itograss de fornecer a grama produzida no Brasil. Felizmente, a grama do CT é a Bermudas Celebration, mesma variedade que a Itograss produz e fornece para as principais arenas esportivas brasileiras.

Agradecemos a confiança e parceria com empresas e entidades tão importantes, reconhecendo o trabalho da Itograss e equipe. O resultado foi um gramado apto para receber a final e a satisfação dos atletas e torcedores. Parabéns aos times e equipes envolvidas!