0800 941 0110

SÃO PAULO / MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE / PARANÁ

0800 703 3353

NORTE / NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

15/01/2026 | 4 min de leitura

Guia completo: como ter um gramado dos seus sonhos!

Ter um gramado bonito pede cuidados simples e começa entendendo a sua grama de verdade: como ela se comporta, do que precisa e quando precisa.

Neste guia, a gente vai direto ao ponto: como escolher a variedade certa para o seu espaço, preparar o solo, plantar, irrigar, adubar, definir a altura de corte e manter o controle de pragas e doenças. Tudo para facilitar o dia a dia e ajudar sua grama a crescer forte e uniforme.

Então, continue com a leitura e confira! 

Por que escolher a grama natural?

Existem muitos benefícios em escolher a grama natural. O primeiro deles é, sem dúvidas, a possibilidade de trazer a natureza mais próxima do seu dia a dia, algo que está cada vez menos comum atualmente.

O gramado natural também tem um importante papel no meio ambiente. Ele é capaz de absorver o dióxido de carbono e liberar o oxigênio, tornando o ar mais limpo e menos poluído. Graças a isso, colabora com a saúde.

Outra vantagem é que as raízes da grama agem como um filtro natural, criando uma estabilização para o solo e prevenindo a erosão. Assim, o terreno se mantém mais estável.

E não para por aí, os outros benefícios são: 

Beleza e estética do gramado

A grama natural reúne benefícios ambientais e um forte apelo estético. Ela valoriza jardins e imóveis, além de oferecer uma base versátil para composições com árvores, arbustos, flores e outras espécies.

Como existem diferentes tipos de grama, é possível criar variados efeitos no paisagismo utilizando apenas esse elemento. 

Conforto e bem-estar

Além de tudo o que já foi citado, a grama natural ainda é capaz de proporcionar mais conforto e bem-estar.

Como absorve a luz solar, garante mais conforto térmico durante os períodos quentes, deixando os espaços mais agradáveis.

O contato direto com a natureza também consegue promover uma sensação de relaxamento e diminuição do estresse, sendo bom para pessoas de todas as idades. 

Tipos de grama natural

Quem não é da área do paisagismo ou da jardinagem pode até não saber, mas existem diversos tipos de grama natural que podem ser escolhidos.

Essa diversidade de tipos de grama é muito interessante, pois possibilita definir qual o gramado mais indicado de acordo com as características do clima, do solo e até o visual estético que se deseja alcançar.

Além disso, há gramas que são indicadas para jardins, áreas de lazer e até campos de futebol.

Dessa forma, quando se respeita essa indicação, há grandes chances do gramado durar e se manter saudável por anos. 

Gramas para jardim

Existe uma ampla gama de opções de grama natural para jardim. Dentre elas, seis se destacam: Esmeralda, Esmeralda Imperial, São Carlos Plus, Natu, Zeon Zoysia e Geo Zoysia.

Conheça um pouco das características de cada uma delas: 

  • Esmeralda: É conhecida pelo seu tom verde esmeralda e se destaca pelo crescimento lento e baixa necessidade de manutenção. Possui folhas largas, boa adaptação ao solo brasileiro e resistência ao pisoteio.

  • Esmeralda Imperial: Possui características similares à anterior, mas tem como diferencial a baixa exigência nutricional e boa resistência à seca.

  • São Carlos Plus: Com folhas largas em tom verde escuro, oferece manutenção simples e de baixa frequência. Uma variedade nativa, mantém a coloração mesmo no inverno e possui boa tolerância a áreas ensolaradas ou semissombreadas.

  • Natu: Possui resistência à seca e baixa necessidade nutricional e de manutenção. Também uma variedade nativa, suas folhas são largas e no tom de verde.

  • Zeon Zoysia: Possui cor verde-escuro e cria um visual de campo de golfe nos ambientes onde é plantada. Requer baixa manutenção e frequência de poda.

  • Geo Zoysia: É considerada a grama com a folha mais fina do mercado e também proporciona um visual de campo de golfe. Conta com boa adaptação a solos salinos, crescimento lento e tom verde escuro.

Outras opções de grama

Se a sua ideia é investir em um gramado para outras áreas, como campos esportivos, vale a pena saber que existem algumas alternativas específicas para essa forma de uso.

Sendo assim, as mais indicadas para futebol e outros esportes como Tênis e Polo são: Bermudas Celebration, Bermudas Latitude 36, Bermudas NorthBridge, Bermudas Tifway 419. Além das variedades de Bermudas Anãs (Suportam cortes de poucos milímetros) Bermudas Tifdwarf, Sundaye Tifeagle

Vista de cima de gramado bem aberto em um campo

Cuidados gerais com o gramado

A grama natural precisa ser cuidada da forma correta para ficar sempre bonita e saudável.

Essa manutenção engloba poda, irrigação e adubação. Seguindo essas três etapas adequadamente as chances de ter problema com o gramado são muito pequenas. 

Como cuidar da grama no dia a dia?

Respeitar a frequência de irrigação e poda é fundamental para manter o gramado saudável e bonito.

Com relação a rega, ela depende das condições climáticas. Em períodos mais secos há uma maior necessidade, enquanto em épocas de chuva diminui. O ideal é sempre checar as condições do solo para entender se está no momento de irrigar.

Outra dica é sempre preferível alternar dias de rega com uma irrigação mais pesada, fazendo que a umidade chegue às raízes da grama. A irrigação leve e constante evita o aprofundamento das raízes, tornando mais frágil, e menos resistente a estresses hídricos e doenças.

Além disso, a rega sempre deve ser feita pela manhã (Período entre 09h às 14h) para que as raízes não fiquem encharcadas durante à noite, predispondo ao surgimento de fungos.

Já a poda precisa ser realizada constantemente sempre que a grama alcançar um terço da altura ideal para cada variedade, sendo as alturas ideais as seguintes:

Gramas Esmeralda, Imperial, Zeon e Geo Zoysia devem ser mantidas entre 3 a 5 cm de altura.

Para as variedades São Carlos Plus e Natu devem ser mantidas entre 5 a 7 cm de altura. 

Como escolher a adubação certo?

A fertilização tem como finalidade devolver ao gramado os nutrientes necessários para o seu bom desenvolvimento.

É indicada realizá-la nos períodos mais quentes, como no verão e na primavera, e evitar o inverno ou o outono.

Contudo, o mais recomendado pelos especialistas é que a adubação seja feita por um profissional especializado, pois o excesso ou a escolha inadequada do fertilizante podem acabar prejudicando a grama.

Outro cuidado é sempre dar preferência para adubos que tenham uma formulação equilibrada na relação entre Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). 

Gramado ao lado de uma cerca vista com luz do sol

Como revitalizar áreas danificadas

Se mesmo com os cuidados adequados ainda assim o seu gramado ficou danificado, saiba que não há motivos para desespero.

Existem maneiras de revitalizar as áreas danificadas e deixar a grama bonita e saudável novamente. Para isso deve-se ter paciência e executar todas as etapas sem erros. 

Replantio e cuidados básicos

Se o gramado sofreu danos graves, estando com a presença de pragas ou folhas totalmente secas, muito provavelmente será preciso realizar o replantio.

Para fazê-lo é importante eliminar todas as pragas e preparar o solo, o deixando adequado para receber a nova grama.

Os melhores períodos para plantar o gramado são o verão ou a primavera.

Já após fazer o plantio a atenção principal deve ser com a irrigação. Na primeira semana a grama deve ser regada diariamente.

Na segunda semana, a irrigação pode ser feita em dias alternados e, passado esse período, a frequência de rega pode ser diminuída de acordo com o clima. Logo, preste atenção nisso.

Dicas rápidas de revitalização

Em muitas situações não é preciso replantar a grama, apenas fazer um processo de revitalização.

No entanto, é necessário entender o que está acontecendo para conseguir recuperar o gramado sem gerar novos danos.

Se as folhas da grama estiverem enrolando esse é um indicativo de que a planta está sofrendo com estresse hídrico, sendo preciso repensar a estratégia de irrigação.

Caso a grama fique muito queimada ou manchada após a poda, é sinal de que o corte está com a altura incorreta.

Nessa situação indica-se diminuir o tempo entre as podas ou aumentar a altura do gramado até resolver o problema.

Grama para diferentes áreas do jardim

Como explicado, cada grama se adapta de forma mais adequada em determinados locais.

Deste modo, o projeto de paisagismo deve considerar a estética do jardim e, também, as particularidades visuais e de solo e clima para assegurar um bom resultado. 

Gramados de lazer

Os gramados para áreas de lazer são os mais comuns. Por conta do uso mais simples e recreativo não requerem uma resistência tão alta como é o caso das opções utilizadas em campos de futebol, por exemplo.

Sendo assim, pode-se investir em opções que combinam bom visual com baixa necessidade de manutenção.

Dentre elas estão a grama Esmeralda, Esmeralda Imperial, São Carlos Plus, Natu, Zeon Zoysia e Geo Zoysia. 

Projetos paisagísticos 

Para projetos paisagísticos, geralmente, se busca por uma grama que chame mais atenção visualmente falando.

Nesses quesitos existem três tipos de grama que mais se destacam: São Carlos Plus, Zeon Zoysia e Geo Zoysia. 

Áreas semi sombreadas ou com sol pleno

Diferente do que muitos pensam, nem todos os tipos de grama se adaptam bem em áreas semi sombreadas( Caracterizado por áreas que recebem 03 a 06 horas de sol direto). Devido a isso, é importante se atentar a esses aspectos na hora da escolha.

Se o local no qual o gramado será plantado tiver partes semi sombreadas, por exemplo, uma ótima opção é a grama São Carlos Plus.

Já Geo e a Zeon Zoysia requerem sol pleno para se desenvolverem da forma adequada.

Portanto, a incidência de sol e sombra devem ser consideradas ao definir qual grama será plantada no seu jardim. 

Grama natural Itograss

Quando o assunto é grama, a Itograss é referência nacional. Desde 1975 a empresa investe em pesquisa e aprimoramento para oferecer aos clientes e profissionais o que há de melhor em gramado natural.

Variedade e qualidade

Variedade é um dos grandes diferenciais da Itograss. Todos os tipos de grama citados aqui são encontrados no portfólio da empresa, garantindo ao cliente a oportunidade de adquirir a grama ideal conforme as suas necessidades e gostos. 

Transforme seu jardim com a grama natural da Itograss

Navegue pelo nosso site e descubra como nossas gramas podem valorizar seu jardim, trazendo beleza, conforto e qualidade premium.