0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

15/10/2018 | 1 min de leitura

Frequência de poda em gramados

Autor: Engenheiro Agrônomo Itograss - Moysés Gori Felippe

 

A poda é uma operação fundamental no manejo de gramados visto que quando realizada corretamente estimula o crescimento foliar e radicular. Contudo, a necessidade permanente de poda, onera muito a mão de obra, por isso duas Mini Zoysias (Grama Zeon Zoysia – Zoysia Matrella e Geo Zoysia) foram lançadas.

Mini Zoysias possuem um crescimento mais lento, o que pode representar uma menor taxa de manutenção com menos operações. Todavia, é importante ter sempre em mente que a grama apresenta um crescimento que varia de acordo com o aporte luminoso, hídrico e nutricional no qual ela é submetida.

No verão, quando as temperaturas sobem e a emissão de luz solar ao longo do dia é mais intensa, as gramas crescem mais do que no inverno, quando as temperaturas caem e as plantas como um todo tendem a diminuir sua velocidade de crescimento, como forma de guardar energia e garantir sua sobrevivência. 


A percepção do momento de podar o gramado é fator fundamental para o sucesso de um jardim e, para auxiliar no aprimoramento dessa prática traremos aqui algumas dicas importantes: 


•    É importante realizar a poda quando o gramado estiver com 4 a 6 cm, dependendo da variedade utilizada, sempre podando no máximo 1/3 desta altura. 


•    É sempre bom realizar podas leves nos gramados para que eles não sofram com essa operação. 


•    Após essa prática é importante retomar o manejo hídrico e nutricional (adubação) do gramado, fazendo com que ele reponha todo o gasto nutricional e volte a apresentar o verde perfeito. 


A Itograss, com seu quadro técnico, está sempre de portas abertas para lhe orientar, diminuindo a distância entre os campos de produção de grama e o seu jardim, de modo que você tenha o seu tapete natural de grama.