0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

17/05/2019 | 1 min de leitura

CONHEÇA OS TIPOS DE GRAMAS MAIS RESISTENTES À SOMBRA

Autor: Engenheiro Agrônomo da Itograss - Leonardo Maia Alves

Quando se trata de gramas de clima quente sabe-se de sua exigência à luz solar para seu pleno desenvolvimento. Todas as gramas comerciais no Brasil são cultivadas em áreas abertas e as mesmas são altamente adaptadas e resistentes às condições climáticas encontradas nesses locais. Por conta disso vem a dúvida se há alguma espécie de grama que tenha algum nível de resistência à sombra. Antes de focar na resposta, devemos ter em mente que nenhuma gramínea suporta um sombreamento total sendo necessário uma condição solar mínima para que o gramado se mantenha denso e saudável. Em relação ao questionamento anterior, sim, existem variedades de gramas resistentes as áreas semi-sombreadas e que podem compor o projeto paisagístico onde outras variedades de gramas não resistiriam bem.

A variedade Axonopus sp, dentre as disponíveis no mercado é que mais resiste as condições de menor luminosidade. Esse tipo de grama é bastante conhecida como São Carlos, também pode ser chamada de grama tapete, grama sempre verde e grama curitibana. Podem ser utilizadas tanto em pequenos jardins residenciais a grandes áreas verdes, como parques e indústrias. Excelente opção para o projeto que contempla áreas de pleno sol e com baixa luminosidade.

A grama São Carlos Plus é a variedade comercializada pela Itograss desde o início dos anos 70 e se tornou uma variedade bem tradicional. Se caracteriza pelas folhas largas, cor verde escuro e nervuras paralelas ao longo da folha.
Atualmente existem diversas variedades denominadas São Carlos, com diferentes características morfológicas e comportamento no campo, portanto o consumidor deve ter atenção ao comprá-la, pois, a Itograss produz somente a São Carlos Plus, que é superior em qualidade em relação a outras variedades da mesma família oferecidas por outras produtoras. São produzidas em formatos de tapetes paletizados (62,5 cm x 40 cm), que favorecem o descarregamento mecanizado.

É uma variedade resistente que exige manutenções básicas e conhecidas pelos profissionais do ramo. Em áreas sombreadas, cuidados com a altura da poda devem ser levados em consideração, de modo que um possível escalpe não venha afetar a qualidade do gramado. 
Atendendo aos pontos citados acima é garantido que a São Carlos Plus irá proporcionar um gramado bonito e saudável por muito tempo e vai compor o cenário de belos momentos da vida.