0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

01/05/2016 | 1 min de leitura

Como Adaptar o Jardim ao Cão de Guarda?

Quanto maior o terreno, melhor e mais sofisticado pode ser o jardim. Lindos gramados bem tratados, canteiros floridos, lagos com plantas aquáticas e semi-aquáticas, caminhos bem delineados, quiosques, vasos com flores diversas, e muito mais.

Contudo, são cada vez mais necessários os cuidados com a segurança. Portões automáticos, células foto¬elétricas, circuito interno e externo de televisão, etc.

Todos estes equipamentos se integram sem prejuízo ao jardim. Agora, imaginemos o indispensável amigo cão. Aí a coisa quase sempre complica: gramado queimado pela urina, canteiros pisados, plantas mastigadas, caminhos viciados, sem contar as fezes por todos os lados.

O que fazer? Acabar com o jardim? Eliminar o cachorro? Nem uma coisa nem outra.

Bem planejado, podemos conviver com o nosso amigo, obtendo resultados médios. Escolher o cão de raça mais dócil e que permita ser adestrado. Depois, planejar um jardim mais adequado.

Piso de granito, árvores de porte grande, arbustos nos cantos, jardineiras suspensas, gramados bem densos, vasos os maiores possíveis, piscina com rede, seixo, argila expandida e dormentes. Não esqueça de programar canteiros de areia fina, integrando-os ao jardim, permitindo que adestrados, os cães os usem como banheiros. A adequação do jardim às necessidades do animal permite contar com a segurança do amigo cão, integrado ao paisagismo.

Evanir de Sousa
Horto Rio Verde
rioverdeloja@oi.com.br