0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

02/04/2016 | 1 min de leitura

Cuidados com os gramados em época de baixa umidade

Temperaturas altas e umidade baixa podem prejudicar o bom desenvolvimento do seu gramado. Saiba como reverter essa situação com as dicas da Itograss.

Dias ensolarados e temperaturas amenas durante o dia, nem sempre indicam que a qualidade do ar esteja tão boa quanto imaginamos. Todos nós sabemos que nesta época do ano devemos ficar alertas com os riscos causados pela baixa umidade do ar. Os efeitos diretos são sentidos em nosso próprio corpo, como complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento de pele e aumento do potencial de incêndio em pastagens e florestas.

Além de comprometer seriamente a saúde humana, as plantas também sofrem com este clima. No caso das gramas, através de processos fisiológicos, tentam reter a maior quantidade possível de umidade.

Mais especificamente, as folhas da grama Esmeralda se enrolam e ganham um aspecto de “agulha”, paralelo a isto, o desenvolvimento natural é reduzido ou mesmo interrompido.

As variedades de gramas comercializadas pela Itograss possuem relativa resistência à seca como, por exemplo, a Imperial e Esmeralda, que são bem resistentes desde que haja uma atenção com a reposição da umidade no solo através da irrigação. É importante acompanhar o desenvolvimento do gramado, regulando a quantidade e frequência desta operação até a volta do período chuvoso.

Quando o assunto é adubação, não se preocupe tanto. Recomendamos que qualquer programa de reposição de nutriente tenha início com o aumento de temperatura e umidade do ar. Demais operações como poda, controle de ervas daninhas e outros, devem continuar sendo feitas normalmente, conforme a necessidade do gramado.