0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

16/07/2020 | 2 min de leitura

Celebration Bermudagrass no Brasil

Autor: Roberto Gurgel - Eng. Agr. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento - Sod Solutions

Celebration Bermudagrass é uma variedade de grama muito conhecida no Brasil, nos EUA e em muitos países. Essa variedade é utilizada em gramados residenciais, campos esportivos, campos de polo e campos de golf. Mas, antes de ser a grama utilizada em mais de 80% das renovações de campos de golf na Florida e em campos importantes como o Maracanã, Mineirão e outros, a Celebration teve um início modesto, como toda nova grama lançada no mercado.

A história da Celebration Bermudagrass no Brasil começa em 1998, quando os primeiros dados de performance chegaram ao conhecimento do corpo técnico da Itograss. Nessa época, O Eng. Agrônomo Roberto Gurgel, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas variedades, estava em contato com a Sod Solutions, empresa detentora da Patente Americana para a Celebration, cuidando dos testes de duas outras gramas. Os dados chamaram a atenção e Roberto Gurgel recomendou ao Sr. Minoru Ito – Sócio Diretor responsável pela produção - que a variedade fosse trazida e testada no Brasil o mais rápido possível.

Produção da grama Celebration Bermudagrass    

A Celebration Bermudagrass foi testada durante 4 anos (de 1999 a 2003), inicialmente em Itapetininga e, posteriormente, em Ribeirão Preto- SP e Silva Jardim-RJ, onde a Itograss dedicou espaço para testes e pesquisas com novas variedades de grama em suas fazendas de produção.

Foram realizados testes agronômicos e de adaptação aos solos brasileiros e às condições climáticas do Brasil. A Celebration se adaptou perfeitamente às condições brasileiras, confirmando todas as características que lhe renderam uma posição de liderança no mercado americano, brasileiro e mundial.

Os testes realizados comprovaram que a Celebration Bermudagrass tem um sistema radicular bastante vigoroso e profundo, o que propicia que a variedade cresça rapidamente, produzindo tapetes de grama super bem formados e resistentes, evitando perdas com tapetes quebradiços. O seu rápido crescimento também está associado à rápida recuperação após danos causados por uso excessivo, como é o caso de gramados esportivos. Porém, a característica que mais alavancou o sucesso da Celebration no Brasil e nos EUA foi a alta tolerância ao sombreamento. Essa tolerância foi decisiva no uso da Celebration em estádios de futebol com problemas de sombreamento.

Variedade de grama Itograss - Bermudagrass

Em 2007, técnicos e agrônomos da Itograss visitaram campos de teste e de produção nos Estados Unidos, onde puderam confirmar que a variedade, já em fase final de testes no Brasil, já era um sucesso de uso em gramados esportivos e em campos de golf naquele país.

A partir de então, a Celebration começou a ser usada em gramados esportivos, principalmente campos de futebol da segunda divisão. Até que, em meados de 2007, Celebration foi instalada no recém construido estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, para os Jogos Pan Americanos que foram sediados no Brasil naquele ano. Foi um grande sucesso. Também foi utilizada no campo de cross country em Deodoro para os mesmos jogos Pan Americanos.

A partir de 2010, a Celebration Bermudagrass começou a ser utilizada em vários campos de futebol da Série A, tais como Vila Belmiro, Serra Dourada, Independência e muitos outros. Também passou a ser utilizada em campos de golf e campos de polo.

Com a confirmação de suas características superiores, Celebration Bermudagrass foi a grama mais utilizada nos gramados da Copa do Mundo de 2014, tendo sido plantada no Maracanã, Mineirão, Mané Garrincha, Fonte Nova, Castelão e em diversos campos de treinamento. Também foi muito utilizada durante as Olimpíadas de 2016.

Grama bermudas é utilizada em arenas de futebol

Hoje, já consolidada no mercado brasileiro, a grama Celebration continua a ser a mais utilizada em gramados esportivos, campos de golf e em gramados residencias, onde a sua excelente resistência à seca tem feito com que inúmeros condomínios e residências tenham utilizado essa grama como opção para enfrentar períodos de seca ou de restrição de uso de água.

Após mais de 20 anos no mercado brasileiro, a grama Celebration, com sua coloração típica verde-azulada, continua a escrever uma história de sucesso de produção e de satisfação de clientes.

Tecnologia Ready to Play da variedade de grama Bermudagrass