0800 941 0110

SÃO PAULO / MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE / PARANÁ

0800 703 3353

NORTE / NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

01/10/2025 | 6 min de leitura

Benefícios do paisagismo para sua casa

Muito além de deixar os espaços mais bonitos, o paisagismo tem se consolidado como uma solução estratégica para quem busca aliar valorização patrimonial, bem-estar e sustentabilidade.

Em tempos em que a qualidade de vida e a preservação ambiental ganham cada vez mais importância, investir em áreas verdes deixou de ser um luxo para se tornar um diferencial competitivo e de qualidade de vida, além de melhorar a percepção visual.

“Áreas verdes bem planejadas são hoje um dos principais atrativos na decisão de compra de um imóvel. Elas entregam muito mais do que beleza: oferecem conforto, funcionalidade e compromisso com o futuro do planeta”, afirma Maurício Zanon, engenheiro agrônomo e gerente comercial da Itograss, uma das maiores produtoras de gramas do país.

Confira cinco benefícios que o paisagismo pode trazer:

 

Valorização imobiliária


Segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos EUA (NAR), um imóvel com paisagismo pode ser valorizado entre 10% e 15%.

Além disso, dados da Clemson University mostram que essas propriedades são vendidas, em média, seis semanas mais rápido. “Um jardim bem cuidado causa uma excelente primeira impressão e pode ser o fator decisivo em uma venda. Não é à toa que corretores e construtoras têm investido cada vez mais nesse diferencial”, comenta Maurício.

 

Sustentabilidade ambiental

 

Áreas verdes têm papel essencial na sustentabilidade urbana. Elas ajudam a regular o microclima, melhoram a permeabilidade do solo, reduzem ilhas de calor e favorecem a biodiversidade local.

 

No caso dos gramados, estudos apontam que determinadas variedades de grama natural podem atuar como aliadas no combate às mudanças climáticas, por meio da absorção de dióxido de carbono da atmosfera.

 

”Isso significa transformar a paisagem sem abrir mão do compromisso ambiental”, destaca o engenheiro agrônomo.

 

Bem-estar e qualidade de vida


O contato com a natureza tem efeitos positivos comprovados na saúde física e mental. Jardins e gramados criam ambientes mais agradáveis, reduzem o estresse, melhoram a qualidade do ar e incentivam o convívio ao ar livre.

 

Funcionalidade dos espaços externos


Com o paisagismo, áreas externas ganham novos usos e se tornam ambientes de convivência, lazer ou contemplação. “A escolha da grama certa, por exemplo, pode transformar um quintal comum em um espaço elegante, prático e resistente ao uso diário”, afirma Maurício.

Hoje, existem em torno de seis variedades ideais para paisagismo: Esmeralda, Esmeralda Imperial, Zeon, Geoe São Carlos Plus.

 

Escolha personalizada para cada tipo de uso


O sucesso de um projeto paisagístico depende diretamente da escolha correta da variedade de grama, considerando fatores como uso, clima, manutenção disponível e estilo desejado.

“Por isso, contar com empresas especializadas faz toda a diferença para garantir que o projeto seja feito não só de acordo com a estética solicitada pelo cliente, mas que seja eficaz, duradouro e funcional para o ambiente”, comenta Maurício.

Opções como a grama Esmeralda, que é uma das mais populares para jardins residenciais por ser resistente ao pisoteio, versátil e de fácil manutenção.

A grama Geo Zoysia e a Zeon Zoysia, que se destacam pelas folhas finas, coloração vibrante e visual sofisticado, são ideais para projetos que buscam um alto padrão visual com baixa necessidade de corte, são recomendações inteligentes, de acordo com o especialista.