SÃO PAULO / MINAS GERAIS
RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO
CENTRO OESTE / PARANÁ
NORTE / NORDESTE
BLOG
01/07/2017 | 2 min de leitura
Nos dias 8 e 9 de junho de 2017 aconteceu o Curso de Gramados Esportivos. Realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro – AEARJ em parceira com ABGE, e apoio da Embrapa Solos e CREA-RJ.
O Curso contou ainda com o patrocínio da Mútua, Itograss, Base, Husqvarna, Rain Bird, Geomaks, Heringer e Futuro Fértil. Este ano estiveram presentes cerca de 90 participantes, sendo 45 de estudantes de Agronomia da UFRRJ, e participantes de MT, PR, MG e BA além do RJ.
Iniciou-se com a palestra do Engenheiro de dutos Osvaldo Barbosa da KANAFLEX que abordou os aspectos técnicos da drenagem dos campos de futebol, comparando a drenagem a vácuo com o sistema de drenagem por gravidade, sendo este, segundo sua consideração, mais eficiente e econômico.
Osvaldo Barbosa da Kanaflex
Em seguida o Engenheiro Agrônomo Breno Couto da ITOGRASS apresentou a empresa, sua história, o esforço de pesquisa que desenvolve e as diversas variedades de grama disponíveis para comercialização, analisando sua aplicabilidade aos diferentes ambientes em que são implantadas. Foi apresentada ainda a tecnologia Instant Play empregada na implantação do gramado do Maracanã na Olimpíada, quando houve verdadeira “operação de guerra” para implantar um gramado pronto para uso em apenas 6 dias.
Engenheiro Agrônomo Breno Rodrigo Couto da ITOGRASS
Após almoço, o Engenheiro Agrônomo Paulo Antônio Azeredo Neto, sócio da GREENLEAF apresentou os trabalhos de implantação de gramados esportivos com destaque para o incremento e avanço no setor após os grandes eventos esportivos no Rio de Janeiro como Pan Americano, Copa do Mundo e Olimpíadas, nos diversas arenas, estádios e CT no Brasil, além de complementar o depoimento da implantação do gramado no Maracanã.
Engenheiro Agrônomo Paulo Antonio Azeredo Neto da GREENLEAF
Para falar sobre substratos utilizados em Gramados Esportivos o Engenheiro Agrônomo Antonio Cosentino da BASE, empresa de substratos, apresentou um histórico sobre a utilização de substratos na agricultura e um panorama mundial sobre o uso e importância desse recurso, prevenindo a entrada de patógenos e pragas com sua utilização, além de coibir a extração irregular de material de saibro e argila no emprego em paisagismo.
Engenheiro Agrônomo Antonio Cosentino da BASE
Sobre irrigação de gramados esportivos, o Engenheiro Agrônomo André Beltrão, da RAINBIRD, apresentou a última palestra do dia. Na ocasião foi destacada a importância de adotar equipamentos que promovam otimização da energia e do investimento. Assim, a explanação desfez mitos como maior vazão ou maior pressão de trabalho promovem melhor irrigação. Busca-se a todo momento otimizar um recurso cada vez mais valorizado e promover maior eficiência de irrigação.
Engenheiro Agrônomo André Beltrão da RAINBIRD
O público acompanhou atentamente às palestras durante o primeiro dia do curso.
Fonte e Fotos: Associação de Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro – AEARJ
07/01/2026 | 6 min de leitura
07/01/2026 | 6 min de leitura
Boavista Sport Club escolhe Bermudas Celebration Itograss para seu estádio
06/01/2026 | 6 min de leitura
06/01/2026 | 6 min de leitura
Uma Wimbledon brasileira? O interior paulista abriga rara quadra de tênis em grama natural
Inspirada no torneio mais tradicional do tênis, a Itograss Tennis Experience aposta em grama natural, manutenção especializada e tecnologia para viabilizar um piso raro no Brasil
12/12/2025 | 6 min de leitura
12/12/2025 | 6 min de leitura
Guia da grama ideal: espécies por clima e região do Brasil
Descubra qual é a grama ideal para o seu jardim com base nas características do clima e das regiões brasileiras.
11/12/2025 | 6 min de leitura
11/12/2025 | 6 min de leitura
Artigo: é possível termos gramados naturais de alto nível?
Para manter um gramado natural em bom estado é necessário planejamento desde o plantio, na fazenda, até à manutenção, no estádio
TODOS OS ARTIGOS


