0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

15/07/2019 | 1 min de leitura

Wimbledon, o tênis na grama

Wimbledon 2019 será inesquecível por dois motivos: a histórica partida entre o sérvio, atual número 1 do mundo, Novak Djokovic e o suíço Roger Federer, considerada a mais longa final da história do torneio e pela emocionante disputa entre o suíço Federer e o espanhol Rafael Nadal, números 3 e 2 do mundo, respectivamente.

Tudo ocorreu nas lendárias e consagradas quadras de grama de Wimbledon localizadas no All England Lawn Tennis Ground, cuja área total, incluindo os parques e estacionamento do Clube, abrange mais de 42 hectares, com capacidade para receber até 42.000 espectadores, durante o torneio. São no total 20 quadras de grama, 8 quadras de saibro e 5 do chamado piso duro (dois Greenset Velvelux e três Greenset Trophy). As quadras de grama são utilizadas para jogos de maio a setembro (exceto a quadra Central e algumas outras que são usados apenas para o Campeonato).

As quadras são semeadas com 100% de gramas de clima frio (9 toneladas são utilizadas todo ano), como as utilizadas no inverno em nossas arenas de futebol como overseeding. Este gramado tem que sobreviver em um solo seco e com uma altura de corte de 8 mm (desde 1995), considerada o ideal para o jogo atual.

Jogar numa quadra de grama exige muita experiencia e técnica. Conhecidas por terem uma superfície muito rápida, a velocidade de jogo nestas quadras é maior do que nas quadras de saibro e sintéticas, em outras palavras, a bola quica mais rápido e exige que os jogadores sejam mais rápidos também. A velocidade da bola é afetada por fatores como, a compactação geral do solo ao longo do tempo e o clima antes e durante o evento. Ou seja, a bola parecerá mais pesada e mais lenta em um dia frio e úmido e, inversamente, mais leve e mais rápida em um dia quente e seco.

O quique da bola é determinado pelo solo, não pela grama. O solo deve ser duro e seco para permitir 13 dias de jogo sem danificar a subsuperfície da quadra. Para conseguir esta superfície firme e uniforme, as quadras são roladas e cobertas todos os dias, e medições regulares são tomadas para monitorar isso. Diariamente durante o torneio, as quadras também são podadas e remarcadas.

Quadras de grama além de um visual belíssimo, é palco de grandes partidas e reinado de lendários tenistas.