SÃO PAULO / MINAS GERAIS
RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO
CENTRO OESTE / PARANÁ
NORTE / NORDESTE
BLOG
05/06/2016 | 1 min de leitura

Durante muito tempo fomos questionados pelos nossos clientes sobre a possibilidade de ter um gramado parecido com os campos de golfe em seus jardins residenciais. Ocorre que este visual, até então, só era obtido com a utilização das gramas Bermudas, que por crescerem muito rapidamente, exigiam uma alta carga de manutenção, principalmente quanto à frequência de podas e adubações, inviabilizando sua utilização em gramados residenciais.
Nosso desafio então era lançar no mercado brasileiro uma variedade de grama com o visual do gramado das Bermudas, porém com a manutenção mais fácil, como da Esmeralda. Assim, a Itograss inicia a produção de mais uma nova variedade, a Zeon Zoysia (Zoysia matrella).
Comparando com a tradicional Esmeralda, a Zeon Zoysia apresenta uma coloração verde mais escura e folhas mais finas, características que criam um novo visual para os gramados residenciais. A Zeon Zoysia possui um sistema radicular denso, o que promove a produção de excelentes tapetes, facilitando o plantio e manuseio, e também um rápido enraizamento, ao mesmo tempo em que produz pouco “tatch”, aquela camada formada por estolões e rizomas que ficam entre as folhas e o solo, diminuindo assim o risco de doenças. Sua manutenção é simples e fácil, e seu crescimento é mais lento quando comparada com a Esmerada.
Seguindo uma nova tendência no mercado, a Zeon Zoysia está sendo produzida sob as normas da ITGAP (International Turfgrass Genetic Assurance Program), que se referem à rígidos protocolos que garantem aos nossos clientes, a pureza genética do material comercializado.
A Zeon Zoysia já está sendo comercializada em todo o estado de Minas Gerais e, dentro de alguns meses, estará disponível para São Paulo e todo o Nordeste.
Maurício Ercoli Zanon
Engenheiro Agrônomo Dr
E-mail: mauricio@itograss.com.br
21/09/2026 | 6 min de leitura
21/09/2026 | 6 min de leitura
Lobo Zoysia: Itograss lança nova grama para paisagismo no Plantarum Summit 2026
Grama não é tudo igual e quem passou pelo Plantarum Summit 2026 pôde conhecer essa diferença de perto. A Itograss apresentou a Lobo Zoysia, uma nova opção de grama natural para projetos de paisagismo que valorizam cada detalhe
11/09/2026 | 6 min de leitura
11/09/2026 | 6 min de leitura
Itograss apresenta soluções para gramados esportivos na Confut Sudamericana 2026
A Itograss participou da Confut Sudamericana 2026, realizada de 8 a 10 de setembro no Grand Hyatt, no Rio de Janeiro. O evento reuniu profissionais da indústria do futebol para discutir gestão, inovação, tecnologia e oportunidades para o setor na América do Sul.
24/08/2026 | 6 min de leitura
24/08/2026 | 6 min de leitura
Por que o gramado é molhado antes e no intervalo do jogo?
Já reparou que, pouco antes de uma partida de futebol começar, é comum ver os sistemas de irrigação funcionando por todo o campo? Em muitos jogos, a cena se repete também durante o intervalo.
28/07/2026 | 6 min de leitura
28/07/2026 | 6 min de leitura
Grama para pets: cuidados necessários
Quem tem um Pet em casa e conta com um quintal costuma incentivar o animal a fazer as necessidades na área externa. Embora esse hábito seja prático no dia a dia, ele pode comprometer a aparência e a saúde do gramado, causando manchas, desgaste e um aspecto de pouca conservação ao espaço.
TODOS OS ARTIGOS


