0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

02/09/2016

Saiba como controlar excesso de minhocas em gramados

A presença de minhocas no solo é importante para o desenvolvimento dos gramados. São elas responsáveis pelo revolvimento do solo, permitindo aumento da aeração, infiltração e absorção de água e nutrientes, além da compostagem dos restos de materiais orgânicos. Porém quando sua população aumenta muito, surgem alguns problemas como um alto revolvimento do solo e buracos no gramados, sem contar que a grama se solta facilmente em gramados esportivos, entre outros.

Para manter esta população em um nível benéfico ao seu gramado, alguns tratos culturais podem ser realizados, como o controle de irrigação, remoção das aparas do gramado e a finalização com a cobertura de areia grossa.

As minhocas gostam de solo úmido, então aconselhamos que controle a irrigação na medida certa, sem prejudicar a vida natural da grama. Com o solo mais seco, consequentemente, a população vai diminuir.

Outra dica é a remoção da poda, as aparas. As minhocas se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Removendo estes excessos, as minhocas acabam migrando em busca de outros solos.

E, por fim, a cobertura com areia grossa em todo o gramado. Os grânulos machucam as minhocas, e isso evita com que subam à superfície. Mantenha uma poda baixa, retire as aparas e faça a cobertura com no máximo 1 cm de altura, deixando as pontas das folhas para fora desta camada de areia.

Maurício Ercoli Zanon
Engenheiro Agrônomo Dr
E-mail: mauricio@itograss.com.br