0800 941 0110
SÃO PAULO/MINAS GERAIS
0800 282 2443
RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO
0800 941 0110
CENTRO OESTE
0800 703 3353
NORTE/NORDESTE
BLOG
02/09/2016
A presença de minhocas no solo é importante para o desenvolvimento dos gramados. São elas responsáveis pelo revolvimento do solo, permitindo aumento da aeração, infiltração e absorção de água e nutrientes, além da compostagem dos restos de materiais orgânicos. Porém quando sua população aumenta muito, surgem alguns problemas como um alto revolvimento do solo e buracos no gramados, sem contar que a grama se solta facilmente em gramados esportivos, entre outros.
Para manter esta população em um nível benéfico ao seu gramado, alguns tratos culturais podem ser realizados, como o controle de irrigação, remoção das aparas do gramado e a finalização com a cobertura de areia grossa.
As minhocas gostam de solo úmido, então aconselhamos que controle a irrigação na medida certa, sem prejudicar a vida natural da grama. Com o solo mais seco, consequentemente, a população vai diminuir.
Outra dica é a remoção da poda, as aparas. As minhocas se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Removendo estes excessos, as minhocas acabam migrando em busca de outros solos.
E, por fim, a cobertura com areia grossa em todo o gramado. Os grânulos machucam as minhocas, e isso evita com que subam à superfície. Mantenha uma poda baixa, retire as aparas e faça a cobertura com no máximo 1 cm de altura, deixando as pontas das folhas para fora desta camada de areia.
Maurício Ercoli Zanon
Engenheiro Agrônomo Dr
E-mail: mauricio@itograss.com.br