0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

04/07/2022 | 2 min de leitura

Quadra de Tênis de grama

Autor: Rodrigo Santos - Engenheiro Agrônomo Itograss

Coordenador do Centro de Gramados Esportivos e Inovação

Quem gosta de tênis é automaticamente apaixonado pela áurea que envolve o torneio mais tradicional e charmoso do mundo do tênis: o Grand Slam de Wimbledon! 
  
Esse torneio ocorre nas consagradas quadras de grama natural do All England Lawn Tennis Ground. A área total do complexo, incluindo os parques e estacionamento do Clube, abrange mais de 42 hectares, com capacidade para receber até 42.000 espectadores simultaneamente, durante o torneio. Lá você encontra o total de 20 quadras de grama natural, com destaque para a quadra central que recebe os principais jogos e as finais, com sua capacidade de 15.000 espectadores. 
  
As quadras são semeadas com 100% de gramas de clima frio (9 toneladas são utilizadas todo ano), como as utilizadas no inverno em nossas arenas de futebol como overseeding. Este gramado tem que sobreviver em um solo seco e com uma altura de corte de 8 mm (desde 1995), considerada o ideal para o jogo atual. 

 


  

Jogar numa quadra de grama exige muita experiencia e técnica. Conhecidas por terem uma superfície muito rápida, a velocidade de jogo nestas quadras é maior do que nas quadras de saibro e sintéticas, em outras palavras, a bola quica mais rápido e exige que os jogadores sejam mais rápidos também. A velocidade da bola é afetada por fatores como a compactação geral do solo ao longo do tempo e o clima antes e durante o evento. Ou seja, a bola parecerá mais pesada e mais lenta em um dia frio e úmido e, inversamente, mais leve e mais rápida em um dia quente e seco. 
  
O quique da bola é determinado pelo solo, não pela grama. O solo deve ser duro e seco para permitir 13 dias de jogo sem danificar a subsuperfície da quadra. Para conseguir esta superfície firme e uniforme, as quadras são roladas e cobertas todos os dias, e medições regulares são tomadas para monitorar isso. Diariamente durante o torneio, as quadras também são podadas e remarcadas. 
  
Quadras de grama, além de um visual belíssimo, são palcos de grandes partidas e reinados de lendários tenistas. 
  
Mas não pense que isso está tão longe de você. Veja o exemplo do nosso cliente X, do município de Y, que recentemente nos enviou as fotos da conclusão de um sonho: ter uma quadra como a de Wimbledon no seu quintal. 
  
A Itograss fornece as variedades mais modernas e adaptadas ao mercado brasileiro, através de um trabalho junto ao seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento
  
No caso do nosso amigo Gustavo Tramujas de Lajeado - RS, a variedade escolhida foi a Sunday. A Sunday é uma Bermudas Ultra Dwarf de crescimento vertical, com grande volume de raízes, de fácil manutenção e que não sofreu nenhum processo de mutação desde o seu lançamento no mercado americano. 
  
Veloz e resistente, a grama Sunday proporciona gramados de alta performance e com baixa manutenção. 

Então, está esperando o quê para ter a sua quadra de tênis com grama natural? Procure a Itograss pois ela tem um Centro de Esportes e Inovaçãopreparado para lhe ajudar com o seu projeto.