0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

01/07/2017 | 2 min de leitura

Minha primeira grande obra com a grama Zeon Zoyzia

Nossa primeira experiência em área relativamente grande de jardim residencial, plantado com a grama Zeon Zoyzia, apresenta resultados excelentes tanto de desenvolvimento quanto de estética. Plantamos 8.850 m² em solo fraco, argiloso, tipo “piçarra” pobre em matéria orgânica. A época de plantio foi da segunda quinzena de janeiro até a primeira quinzena de abril neste ano de pouca chuva e calor intenso.

Mesmo assim, no final do o plantio já era possível perceber a rapidez do desenvolvimento das primeiras áreas plantadas conforme mostram as fotografias.

Fizemos a correção do solo com antecedência. No plantio utilizamos formulação básica da região, com 04:14:08 + Yoorin com o objetivo de oferecer micro nutrientes necessários ao desenvolvimento do gramado. A média de plantio foi de 1.000 m² por semana, considerando que foi necessário este cronograma em decorrência do andamento da obra civil, o que nos deu condições de acompanhar o desenvolvimento de cada lote, por semana, e constatar a uniformidade das respostas, tanto da irrigação quanto da adubação.

No final do plantio utilizamos substratos condicionadores em mistura com areia, cobrindo toda a área do gramado, com o objetivo de corrigir as imperfeições pós plantio e fornecer matéria orgânica ao gramado. As primeiras adubações químicas de cobertura, em doses baixas, foram revezadas quinzenalmente ora com 10:30:15 + micro, ora com Uréia. Em resposta conseguimos um gramado verde sedoso, brilhante. Não somente a estética da área como também a satisfação do cliente que relatou: “é como um campo de golfe”.

A propósito, instalamos 3 (três) buracos em pequenos “greens” para que o jardim se torne também um pequeno espaço de treinamento do referido esporte. Os greens não foram construídos com a específica grama “Dwarf”. Tem a mesma grama Zeon Zoyzia, com poda baixa.

Importante salientar também que tivemos pouco trabalho com os “cupins”, em baixíssima escala se comparado ao que normalmente fazemos quando do plantio de outras variedades de grama. Resultado muito positivo tanto em condições de desenvolvimento, pegamento, fechamento tanto a satisfação do cliente. Para tanto este jardim já foi cenário de inúmeros eventos fotográficos, desde Casamentos, aniversários como também cenário para catálogo de móveis de jardins.

Durante um ano faremos acompanhamento e controle de adubação, irrigação, altura de corte, aeração, controle de pragas e doenças para que tenhamos um gramado e um jardim perfeitos.

Lúcio Costa
Azaléia Jardins
azaleiajardins@hotmail.com