0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

22/05/2018 | 1 min de leitura

Maracanã supera Morumbi no quesito MELHOR GRAMA - Ambas são Itograss

João Gabriel

O Estádio do Maracanã recebeu uma nota quase perfeita na avaliação dos gramados feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF): 4,89 de um máximo de 5 pontos. O estádio carioca superou, portanto, o Morumbi, que recebeu 4,67 segundo o São Paulo Futebol Clube, então o melhor do país segundo o clube.

A pesquisa foi realizada entre janeiro e abril de 2018, como parte do Programa Gramados. Após um investimento de R$ 1,5 milhão em 2017, o Maraca apresentou melhora de 0,22 pontos em relação ao ano anterior.

A avaliação segue o padrão utilizado pela Fifa na Copa do Mundo de 2014 e leva em consideração as dimensões do campo, traves, corte da grama, fertilização, irrigação, manutenção e até drenagem - este último fator, segundo o portal Uol, foi o que teria impedido o Morumbi de conseguir uma nota ainda maior.

Um fato curioso é que a empresa que produz a grama de ambos os estádios é a mesma: Itograss - a mesma também do Allianz Parque. O modelo de grama dos dois estádios também é o mesmo, o Bermuda Celebration, introduzida com exclusividade no mercado brasileiro na década de 2000 e amplamente utilizada nas instalações esportivas para a Rio 2016.

A Bermuda Celebration, na verdade, é composta por uma variedade de gramas, proporcionando maior capacidade de utilização em jogos, mais rápido crescimento e melhor recuperação do solo.

"Produz uma excelente superfície de jogo, como pode ser observado nas principais arenas do Brasil e reconhecido por meio dessa avaliação", explica o gerente do departamento esportivo da Itograss, Rodrigo Santos.

A diferença entre os gramados paulista e carioca é o local de cultivo: a grama do Morumbi é produzida em uma fazenda em Tremembé, interior de São Paulo, enquanto a do Maracanã é produzida em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Participam do programa todos as canchas de recebem partidas das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

Em 2017, foram disputadas um total de 43 jogos no Maracanã - recorde nacional para o período.