0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

27/08/2021 | 1 min de leitura

#ItograssEmCampo: Planejamento de Preparação de Gramados de Futebol

Autor: Rodrigo Santos - Coordenador do Centro de Gramados Esportivos Itograss

A convite da Msc Maristela Kuhn, coordenadora dos gramados da Copa América Brasil 2021, a Itograss liberou Rodrigo G. Santos, coordenador do seu centro de Gramados Esportivos, para realizar a supervisão agronômica dos gramados da sede do Rio de Janeiro, incluindo os estádios Nilton Santos e Maracanã, e todos os centros de treinamento utilizados durante o evento.

A Copa América, evento oficial da Conmebol, é a competição de seleções mais antiga do mundo e teve a sua primeira partida disputada em 1910. Nesse ano, 2021, a transmissão atingiu 190 países e todos os continentes do mundo. Jogadores como Suarez, Messi e Neymar apresentaram seu talento por aqui nas 28 partidas que culminaram no primeiro título de Messi com a camisa principal da seleção Argentina. 
 
Essa edição da Copa América foi confirmada para o Brasil apenas 14 dias antes da partida inaugural em Brasília, entre Brasil e Venezuela, no dia 13 de junho. Um evento como esse necessita de uma preparação prévia, como vinha sendo conduzido na Argentina e na Colômbia, de pelo menos 12 meses. 

 

O gramado é o palco principal de um grande evento como a Copa América 2021, e artistas de impacto mundial, como os que aqui estiveram, devem receber um gramado que os proteja e ofereça as melhores condições de apresentarem todas as suas habilidades. A segurança dos atletas, a qualidade de jogo e a preocupação com a apresentação são os pilares da preparação para um evento dessa magnitude. 

 

Importância 

O objetivo da série “Preparação de Gramados de Futebol” é utilizar os ensinamentos adquiridos durante da Copa América 2021 para oferecer informações para que o mais variado público, desde pequenos clubes até áreas recreativas pelo interior do Brasil, possa conduzir de forma mais apropriada o seu gramado de futebol. 

A preparação é fundamental para você obter a capacidade máxima do seu gramado e poder garantir a segurança de todos que o utilizarão. Veremos nessa série uma rotina de manejos simples e que farão a diferença na sua preparação.