0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

10/09/2021 | 3 min de leitura

#ItograssEmCampo: A importância dos replantios como ferramenta de manejo

Autor: Rodrigo Santos - Coordenador do Centro de Gramados Esportivos Itograss

Quando planejamos a preparação de um gramado para um grande evento, uma das primeiras questões a serem avaliadas é a necessidade de se refazer todo o projeto do gramado. 

Em algumas situações é feita a troca do gramado quando fatores como drenagem, tipo de solo, irrigação e outros itens estão em sintonia com a importância do evento. 

Essa troca, também chamada de replantio, normalmente é feita em área total e com tempo adequado para a sua inauguração. Outra opção é fazer a mudança de forma parcial nas áreas mais desgastadas.  

Em casos extremos, por conta de um desgaste além do esperado associado à falta de tempo para a sua recuperação, a troca pode ser feita durante o evento, desde que a tecnologia a ser utilizada proporcione segurança aos atletas. 

A segurança dos atletas e a garantia da qualidade do jogo devem ser os pilares para o sucesso quando tratamos do replantio. 

Gramados de futebol particulares, como os da maioria dos clientes Itograss, também podem ser replantados em ocasiões de reforma. Normalmente isso é feito anualmente nas áreas mais desgastadas como os gols e o centro dos gramados. 
 

Formas de Replantio 

Se a troca estabelecida no planejamento passa a ser necessária, a segunda questão que devemos responder é: “Qual o prazo que eu tenho para essa troca?” Precisamos conhecer as formas de plantio e seus prazos para escolher a forma mais adequada. 

Gramados esportivos normalmente são plantados de duas formas: Sprigs e Rolos. E quando falamos de replantios a forma mais utilizada são os rolos e a sua derivação mais moderna que é o sistema Ready to Play. 
 
Sprigs: é a opção mais tecnicamente indicada para a instalação de um gramado esportivo, uma vez que o material é totalmente isento de qualquer tipo de solo por preservar a eficiência máxima do sistema de drenagem e o nivelamento da camada superficial.

 


 

A escolha do replantio por sprigs só pode ser tomada onde o planejamento reserve pelo menos 90 dias entre o plantio e a sua utilização. Essa forma de plantio é muito comum nas reformas totais dos gramados.

 

Gramados particulares podem adotar esse sistema de plantio desde que respeitem o prazo de desenvolvimento e tenham, necessariamente, instalado um bom sistema de irrigação. 
 
Maxi Rolo:sistema de plantio mecanizado que oferece uma instalação rápida e com incremento de qualidade por diminuir muito a quantidade de emendas quando comparado com o tradicional formato de plantio por tapetes. 

É o sistema mais utilizado em gramados recreativos e normalmente pode ser utilizado 30 dias após o plantio.

 

 

Ready to Play: tecnologia inovadora que a Itograss adota em estádios como o Maracanã. Tem como filosofia a capacidade de transferir um gramado em perfeitas condições de jogo de uma fazenda para o estádio e ser utilizado rapidamente após o plantio.

 

As trocas podem ser feitas em área total ou localizadas. É a única tecnologia que permite o uso do gramado poucas horas após a sua instalação.

 

 

Exemplo de Troca

Preocupada em melhorar a qualidade dos gramados da Copa América Brasil 2021 durante o torneio, já que não houve um prazo antecipado de preparação adequado, a entidade máxima do futebol sul-americano (Conmebol) decidiu trocar as áreas de maiores desgastes do gramado do estádio Nilton Santos/RJ. 

Na sequência de fotos a seguir você pode acompanhar algumas etapas de uma troca ao final da primeira fase do torneio. Em um intervalo de apenas 3 dias após o replantio, a Seleção Brasileira de Futebol receberia a seleção do Chile e se classificaria para as semifinais do torneio continental. 

 

28/06/21 – Logo após a partida Uruguai – Paraguai, a área para troca foi definida e demarcada. 

 

28/06/2021 – Grama é colhida pelo sistema Ready to Play na fazenda da Itograss.

 

28/06/2021 – Ainda durante a madrugada a grama foi retirada com equipamento específico.

 

29/06/2021 – Na manhã seguinte a nova grama já havido sido replantada pelo sistema RTP.

 

30/06/2021 – Mostra aérea da grama trocada 1 dia após o fim do plantio. 

 

30/06/2021 – Mostra aérea da grama trocada 1 dia após o fim do plantio. 

 

01/07/21 – Replantio após as adequações de cor (uso de corantes naturais). 

 

02/07/2021 – Gramado replantado e pronto para o jogo da Seleção Brasileira.


Agora que você já conhece todas as formas de plantio e quais são as preocupações que devem ser tomadas, a troca do seu gramado já pode ser planejada. 

Mas se ainda assim você ficou com alguma dúvida, não deixe de procurar a Itograss e todo o seu corpo técnico formado por agrônomos. Estaremos sempre aqui para te ajudar com o seu gramado de futebol. 

Itograss – Grama tem nome.