SÃO PAULO / MINAS GERAIS
RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO
CENTRO OESTE / PARANÁ
NORTE / NORDESTE
BLOG
29/10/2025 | 6 min de leitura

Pioneira no Brasil ao lançar a primeira grama certificada como carbon free, a Itograss, que é uma das maiores produtoras de grama do Brasil, tem reforçado seu protagonismo no setor ao aliar inovação, responsabilidade ambiental e impacto positivo na luta contra as mudanças climáticas.
Com uma atuação que abrange desde projetos residenciais até grandes gramados esportivos e espaços públicos, a empresa atinge uma marca expressiva: suas plantações são capazes de retirar da atmosfera cerca de 200 mil toneladas dedióxido de carbono por ano.
Esse resultado é fruto de investimentos contínuos em tecnologia e pesquisa e posiciona a Itograss como uma empresa “Mais que Carbon Free”, uma vez que sequestra muito mais carbono do que emite em toda a sua cadeia produtiva, da fazenda à entrega ao consumidor.
“Isso significa que a grama da Itograss não apenas compensa suas próprias emissões ao longo da cadeia produtiva, mas também atua como um poderoso agente de sequestro de carbono durante todo o seu ciclo de vida”,Explica o especialista em gramados esportivos Rodrigo G. Santos, que é também engenheiro agrônomo e Coordenador do Centro de Gramados Esportivos da Itograss.
A atuação da empresa tem impacto direto em diferentes frentes. Suas soluções de gramados atendem desde campos de golfe, quadras de tênis e campo de futebol profissional, com fornecimento para arenas como Maracanã, Morumbis, até condomínios, jardins residenciais e áreas urbanas.
Com isso, ao longo dos seus mais de 50 anos de atuação, a empresa reforça também seu pioneirismo ao adotar um balanço de carbono validado pela Delta CO2, instituição especializada em inventários de gases de efeito estufa.
De acordo com os dados apurados, cada metro quadrado de grama colhido pela Itograss retira 4 kg de dióxido de carbono da atmosfera.
“Com produções localizadas próximas aos centros de consumo, também reduzimos significativamente as emissões de CO2 pela queima de combustível dos caminhões que transportam a grama até os clientes.
Além disso, utilizamos insumos biológicos que são desenvolvidos a partir de microorganismos e que são alternativas aos insumos químicos que apresentam moléculas sintéticas e emitem grande quantidade de carbono em sua produção”, conta Rodrigo.
Tanto o setor de paisagismo como os gramados esportivos podem ser aliados estratégicos nas agendas de ESG.
“Ao estimular a captura de carbono, os gramados tornam-se soluções naturais de alto valor para cidades mais resilientes, esportes mais sustentáveis e moradias mais saudáveis, mostrando queé possível transformar a paisagem e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente”, conclui o especialista.
11/11/2025 | 6 min de leitura
11/11/2025 | 6 min de leitura
Cuidados essenciais para deixar o gramado mais verde
O mês de novembro marca o estabelecimento do período chuvoso na região sudeste. O clima mais quente e maior umidade do ar e do solo favorecem a recuperação dos gramados pós-inverno.
07/11/2025 | 6 min de leitura
07/11/2025 | 6 min de leitura
Entenda como funciona a troca de gramados em estádios da Série A
Case mais recente é da Arena Fonte Nova, que passou pela mudança em outubro
06/11/2025 | 6 min de leitura
06/11/2025 | 6 min de leitura
Grama para jardim: como ela melhora a beleza e conforto do seu espaço
Um gramado bem cuidado transforma qualquer espaço, trazendo frescor, beleza e conforto para o dia a dia. Além de valorizar o ambiente, a grama natural cria uma atmosfera acolhedora, perfeita para momentos de lazer, bem-estar e contato com a natureza.
03/11/2025 | 6 min de leitura
03/11/2025 | 6 min de leitura
Arena Fonte Nova é Bermudas Celebration Itograss
A Arena Fonte Nova está com gramado novo. A nossa parceira Greenleaf Gramados foi responsável pela execução e manutenção impecáveis.
TODOS OS ARTIGOS


