0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

28/02/2020 | 2 min de leitura

Grama São Carlos, novidade no mercado capixaba

O agrônomo e supervisor comercial  da Itograss no Espírito Santo e extremos sul da Bahia, Victor F. de M. Soares, deu uma entrevista para a Jetibá Online no dia 05 de fevereiro, falando a respeito dos diferencias  da grama São Carlos Plus, a grande novidade de opção em grama no Espírito Santo, além de comentar da grama Esmeralda Imperial, a variedade de grama mais vendida no Estado.

Confira matéria completa:

Você já imaginou um jardim em uma praça pública, ou um bosque ou até mesmo o quintal de sua casa sem que houvesse grama plantado? Triste né!

Imagina outra situação: Você plantou grama de baixa qualidade ou usou grama imprópria para o local e agora não consegue cultivar sua grama adequadamente, isto porque ela fica amarelada em algumas épocas do ano ou simplesmente morre ou não se desenvolve como deveria!

Casos como estes ocorrem constantemente quando plantamos grama de espécie não indicada para a nossa região, áreas ensolaradas ou até áreas com constante sombreamento. Existem espécies de grama indicada para cada situação e você pode escolher entre uma ou outra, desde que esta seja de boa qualidade.

Grama São Carlos, novidade no mercado capixaba

A grama São Carlos (Axonopus compressus) está no grupo de gramas classificadas como ideais para o paisagismo. Adaptada ao clima frio, ela vai bem a pleno sol e também a meia-sombra, formando um tapete bem denso. Deve ser cultivada em solo fértil, e regrada com frequência, pois não resiste à seca. Não tolera sombreamento total. O corte é outro fator importantíssimo, deve ser feito sempre que necessário deixando a grama na altura de cinco centímetros no mínimo. Suas folhas são longas, lisas e brilhantes. Recorrente nos locais de baixa temperatura, esse tipo de grama resiste bem a geadas. Não aconselhável ao pisoteio, nem aos solos secos.

A Grama São Carlos é uma espécie considerada “coringa” por ser indicada para diferentes coberturas como pastagens, gramados residenciais e públicos, terrenos irregulares (controla erosão), sítios e fazendas. Diferente da grama Esmeralda.

De acordo com Victor F. de M. Soares, Engenheiro Agrônomo e supervisor comercial da Itograss no Espírito Santo e extremo sul da Bahia, a grama São Carlos Plus, deferente da grama Esmeralda não tolera a aplicação de herbicida para controle de ervas daninhas de folhas largas, se ocorrer a infestação de mato no terreno, este deverá ser erradicado de forma manual. “A grama São Carlos possui uma coloração verde escura, de folha larga e cresce mais que outras gramas, se for cortada abaixo de cinco centímetros a planta perderá reserva energética. Esta grama é muito utilizada em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, mas requer alguns cuidados específicos” relata o supervisor.

Aplicações da Grama São Carlos:

> Áreas ensolaradas e semi sombreadas

> Casas de Campo, hotéis e Resorts

> Jardins e Paisagismo

> Boa tolerância ao frio

Vantagens da Grama São Carlos:

> Cor verde vibrante

> Gramado denso e homogêneo

> Resistente a doenças e pragas

 

Grama Esmeralda Imperial (Itograss)

Caso você prefira outra variedade de grama por já estar acostumado ou por ter obtido bons resultados com uma grama já utilizada em seu jardim, a Percalipto também comercializa a Grama Esmeralda da empresa Itograss, a grama mais vendida no Espírito Santo.

Introduzida no final dos anos 70 no Brasil pela Itograss, representa hoje aproximadamente 90% do volume de vendas da Itograss. Produzida em todas as unidades da Itograss, a grama esmeralda apresenta uma ótima adaptação aos diferentes climas e solos do Brasil.

A grama Esmeralda possui diversas vantagens. Devido ao seu sistema radicular denso, esse tipo de grama é muito resistente a pisoteios, tem um grande poder de contenção de taludes (ótima para lugares inclinados e com risco de erosão) e também uma excelente adaptação climática no Brasil.

Conhecida popularmente como grama Esmeralda, seu verdadeiro nome é Zoysia japonica. Com folhas finas e coloração verde esmeralda, possui um rápido e profundo enraizamento. Além disso, conta com uma boa resistência a seca e baixa exigência nutricional. O crescimento da grama Esmeralda é lento quando comparada a outras gramíneas, como a Batatais.

A manutenção da grama Esmeralda é simples, amplamente difundida e conhecida por jardineiros e empresas de paisagismo. Produz um tapete ou maxi rolo firme e uniforme, o que facilita seu transporte e plantio, melhorando a qualidade final do gramado. Resistente a pisoteio e ervas daninha. Possui crescimento lento, diminuindo a quantidade de podas.

 

Fonte: Portal Jetibá Online - http://jetibaonline.com/grama-sao-carlos-novidade-no-mercado-capixaba/