0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

29/10/2018 | 2 min de leitura

Arena Fonte Nova adota tecnologia Ready to Play Itograss

A Itaipava Arena Fonte Nova acaba de entrar para a lista das grandes arenas brasileiras que adotaram o sistema Ready to Play

Um avanço tecnológico com o objetivo de conciliar a agenda entre os grandes shows internacionais, responsáveis por novas receitas às Arenas, e respeitar o calendário do futebol brasileiro.

O Ready to Play consiste em transferir, de maneira rápida, a grama produzida com as mesmas exigências da Arena na fazenda. Como o intervalo entre os eventos é muito curto, o produto já deve chegar pronto para ser instalado e utilizado.

Esse método inovador de plantio de gramados e que vem se consolidando no mercado brasileiro é adotado com frequência pelo Allianz Parque em São Paulo e pelo Maracanã no Rio de Janeiro. Mineirão, Vila Belmiro e Morumbi também já o receberam.

No ultimo dia 17 de Outubro a cidade de Salvador recebeu o show internacional de Roger Waters, que apresentou a sua turnê US + Them para o publico presente na Arena Itaipava Fonte Nova. Apenas 7 dias depois já estava agendado a primeira partida de futebol válida pelas Quartas de Final da Copa Sul-americana entre o EC Bahia e o Atlético Paranaense.


Planejamento

A primeira etapa de todo o processo foi a preparação da grama na fazenda da Itograss, em Neópolis, no interior do Sergipe. A principal razão para essa fazenda ser a escolhida, de acordo com o Eng. Agr. Alexandre Vieira, responsável técnico pela Greenleaf Gramados foi: “O solo desta fazenda tem na sua composição um alto teor de areia, muito similar ao solo base da Arena, e por isso foi escolhida”. A Greenleaf Gramados é a empresa responsável pelo projeto da troca e da manutenção do gramado da Fonte Nova.

A variedade Bermudas Celebration, aprovada pela Fifa para ser usada na maioria das arenas da Copa de 2014, também foi a escolhida por ser a que melhor se adaptava às condições do Fonte Nova. “A Celebration é a variedade de grama que apresenta a maior velocidade de crescimento e capacidade de regeneração, além de ser a que se adapta melhor às condições de sombreamento das novas arenas”, destaca o engenheiro agrônomo e coordenador do departamento esportivo da Itograss Rodrigo Santos.

Segundo Gian de Sordi, gerente comercial da Itograss no Nordeste “O maior desafio desta operação foi sem dúvida o transporte da grama, em função da distancia de 500km entre a fazenda e o estádio."

Medidas excepcionais foram adotadas para que a grama não perdesse a qualidade nesse processo de transferência”.

Colheita e transporte


“Toda a grama foi colhida e transportada durante o período noturno, com o objetivo de preservar as propriedades naturais da grama colhida” acrescentou Joao Victor, engenheiro agrônomo da Itograss.

Os rolos de grama foram colhidos com uma espessura maior que o habitual, em torno de 35 mm, eliminando a possibilidade de placas serem levantadas durante a partida inaugural. Cada tapete media 12 m de comprimento por 1,20 m de largura e pesava mais de 800kgs.

O plantio teve inicio no dia 20 de Outubro, 3 dias após o show de Roger Waters e apenas algumas horas antes da saída do palco utilizado. No dia 22 de Outubro, por volta das 22:00hs e apenas a 48 horas para o inicio da partida inaugural entre EC Bahia x Atlético PR o plantio foi finalizado.

Milena Andrade, Coordenadora de Engenharia e Manutenção da Arena Fonte Nova, pontua que, "Diante de um cronograma apertado para troca total do campo, sem o sistema Ready to Play da Itograss, não conseguiríamos atender com a qualidade de grama diferenciada para a partida, que ocorreu no dia 24 de outubro."

A Greenleaf Gramados teve o tempo de fazer os últimos ajustes, como rolagem, instalação das traves e marcação das linhas de jogo possibilitando que a partida transcorresse da melhor forma, como pode ser observado.