0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

17/06/2020 | 1 min de leitura

A importância do investimento em pesquisa e inovação

Autor: Dr. Maurício Ercoli Zanon

Engenheiro Agrônomo Itograss

“Somos uma Empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Nossa agenda é inteiramente voltada a prover novos conhecimentos, grande parte traduzida em produtos, processos, serviços, metodologias, sistemas e práticas agropecuárias para o setor agropecuário. Além disso, avançamos cada vez mais com estudos, ações e informações qualificadas para aumentar a competitividade e sustentabilidade da agropecuária. Nosso principal objetivo é fortalecer a capacidade da Empresa de responder às demandas da agropecuária brasileira e, ao mesmo tempo, antecipar e enfrentar os desafios do futuro.”

O texto acima foi retirado do site da EMBRAPA e muito bem sintetiza alguns dos objetivos da maior empresa de pesquisa agropecuária do Brasil. Evidentemente, a Itograss não é uma empresa de pesquisa e nem temos a ambição de sê-lo, porém, substituindo os termos “práticas agropecuárias” e “agropecuário” por “práticas agrícolas” e “gramicultura”, temos, talvez, a melhor definição dos objetivos do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Itograss.

Itograss investe em pesquisa e inovação na produção de grama

Nossa empresa nasceu de um processo de inovação: produzir grama cultivada no Brasil ou importar e adaptar tecnologias de produção de gramíneas para o mercado brasileiro. Hoje, quase 50 anos depois, nossa história está marcada pelo desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para o setor, como a introdução da grama Esmeralda, da colheita mecanizada com a produção de tapetes, de diversos cultivares, de diversas tecnologias, como mais recentemente o ready-to-play, enfim, como pioneiros e líder de mercado, somos forçados a inovar e, para isso, temos que pesquisar.

Até o início dos anos 2000, estas ações não estavam estruturadas em um departamento, mas, a partir deste período, implantamos uma estação experimental (localizada em Patrocínio Paulista/SP), cronogramas de testes e um organograma próprio. Graças ao tamanho e alcance da Itograss, nosso departamento dispõe como campo de testes de 29 produções espalhadas por vários estados do Brasil, o que nos permite acelerar os processos.

Além de diversos testes para a área de produção e manutenção, somos responsáveis também pelo intercâmbio com empresas de melhoramento genético do setor, seja no território nacional, como a própria EMBRAPA, seja internacionalmente, sempre com o objetivo de validar as cultivares e variedades apresentadas.

A UNESP de Jaboticabal/SP e de Ilha Solteira/SP, a UFScar, Universidade da Georgia e Universidade do Texas (EUA) são algumas das instituições de ensino que desenvolvem ou desenvolveram projetos em parceria conosco, pois sempre estamos abertos para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Outros resultados de nosso trabalho:

• Hoje a Itograss recebe royalties das vendas da grama Imperial em vários mercados internacionais, como os Estados Unidos, México, Portugal, Austrália, etc.

• Fomos a primeira e única empresa produtora de grama a proteger cultivares no MAPA.

• Desenvolvemos o primeiro programa de melhoramento genético de Zoysias através de cruzamentos.

• Seleção ou validação de cinco cultivares do portifólio atual.

A Itograss sempre acreditou e acreditará no mercado brasileiro, acredita sobretudo em sua evolução, e para isso, continuará investindo em pesquisa e desenvolvimento para se manter na vanguarda do setor e continuar atendendo a todos com o nosso padrão de excelência e qualidade.