0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

07/12/2022 | 7 min de leitura

Itograss na Copa do Catar: a experiência por trás do gramado

capa para copa do catar 2022

A Copa do Catar está aí para encher os nossos olhos com partidas históricas e inesquecíveis de futebol. E para que o espetáculo ocorra de forma tranquila, é necessário ter um gramado de altíssimo nível em todos os estádios da competição. Sem isso, é impossível a bola rolar com qualidade, impedindo a prática de um bom futebol, não é mesmo?

Além da boa qualidade do gramado, é preciso se atentar a uma série de detalhes e regras impostas pela FIFA para que um jogo de Copa do Mundo de futebol seja plenamente viável nos estádios escolhidos para sediar o evento. Bom, mas quais são essas medidas e como posso me adequar a elas?

Pensando nisso, nós fizemos este texto para que você saiba como responder a esta pergunta e entender em um passo-a-passo sobre como a Itograss prepara os gramados do Brasil com tamanha qualidade! Venha com a gente!

 

Índice

 

Copa do Catar: Qual a importância de ter um gramado de qualidade?

 

Para atender às expectativas de um evento tão importante quanto a Copa do Catar, tudo precisa sair conforme o planejado. 

Assim, qualquer aresta que esteja mal aparada poderá comprometer como um todo a qualidade dos jogos. Isso, sem dúvida, se aplica diretamente ao estado do gramado antes, durante e depois dos jogos.

Isso porque, antes de fazer a implantação do gramado para receber partidas de tamanha relevância, é importantíssimo fazer um estudo de campo. Para isso, é preciso levar em conta alguns pontos fundamentais, tais como:

  • verificar o melhor tipo da grama em relação ao clima do país sede;

  • qual o tipo de drenagem escolhida para o gramado;

  • o tipo de solo existente antes da plantação;

  • a quantidade de jogos que o local irá receber e assim como outros fatores.

Entender todos esses pontos é essencial para que o planejamento para o plantio seja feito de maneira correta. 

Imagine o desastre que seria plantar um tipo de grama que não seja compatível com o clima do local? A grama não duraria nem para o pontapé inicial.

Portanto, se o dever de casa não tiver sido feito, a qualidade final do gramado ficará comprometida, ainda que todas as etapas do plantio da grama sejam seguidas

 

O que se deve saber para uma boa aplicação em campo?

 

Após fazer um estudo minucioso sobre os pontos mostrados, agora é o momento de fazer a adequação do seu gramado. 

Contudo, esta não pode ser feita de maneira aleatória. Há regras que devem ser aplicadas para que você não fique impedido na hora do gol, se é que você me entende.

Para isso, você deverá se atentar a pelo menos 3 fatores essenciais para uma boa aplicação em campo: o tamanho do gramado, a tecnologia necessária e o clima do país sede. Veja mais abaixo e aprenda tudo sobre como implementar um bom gramado.

 

Tamanho do gramado

 

Com certeza, você já ouviu falar sobre o famoso “Padrão FIFA”. Na Copa de 2014, quando o Brasil sediou, este vocabulário caiu na boca do povo e ainda serve de referência até hoje para qualificar algo extremamente bom ou muito acima da média. 

Bom, isso faz todo o sentido, pois, para sediar a Copa, houve uma profunda reforma nos estádios mais conhecidos do Brasil, bem como a construção de tantos outros, como a NeoQuímica Arena, Arena Pantanal, Arena Amazônia e Arena Pernambuco, por exemplo.

Em todos eles, o tamanho do gramado foi padronizado em 105m x 68m, que está dentro do Padrão FIFA que tolera de 64 m x 100 m para 75 m x 110 m para jogos internacionais, como os da Copa do Catar.

Além do tamanho, para ser um gramado oficial da Copa, é necessário levar em conta as tecnologias empregadas no tapete verde. Dentre elas, por exemplo, estão: 

• definir um sistema de drenagem;

• entender o tipo de clima no local da sede da Copa;

• ver o tipo de gramado e como ele se adequa ao solo, além de outros detalhes que veremos mais adiante. 

 

Tecnologia necessária

 

Além de definir a dimensão dos gramados, um ponto crucial é definir o tipo de grama a ser utilizada na Copa.

Segundo a Federação Internacional de Futebol, há 3 opções para definir o tipo de gramado:

  • 100% grama natural;

  • Híbrido (grama natural com fibras sintéticas);

  • 100% grama sintética.

Em linhas gerais, a escolha pela grama natural se dá mais para os campos menores, pois estes recebem poucos jogos e, portanto, se desgastam menos, em média. 

Em jogos de grande magnitude, como os da Copa do Mundo, apenas o gramado natural e o gramado híbrido são permitidos, pela capacidade de proporcionar segurança aos atletas. 

Enquanto a grama natural é indicada em Arenas Multiúso pois proporciona trocas rápidas através do sistema ready-to-play, a híbrida é utilizada em estádios mais largos. 

Além disso, você precisa ficar atento ao modo com o qual é feito o transporte de sua grama. Não se esqueça de que antes de solicitar o transporte, a sua área de plantio deve estar pronta para recebê-la. 

Outro ponto essencial é verificar o tipo de descarregamento da grama, se será feito através de empilhadeiras ou de forma manual. Veja alguns cuidados com o plantio com a Itograss, antes de solicitar.

 

Diferenciais das tecnologias: 2014 a 2022

 

Desde a Copa de 2014 até a Copa do Catar, tivemos uma boa variedade de gramados utilizados nos Mundiais. Quando o Brasil sediou o evento, o país seguiu firme na tradição de colocar grama natural em seus 12 estádios-sede do Mundial de Seleções. 

O tipo mais utilizado em questão foi o da grama Bermuda, especialmente em quatro variações Tifgrand, Tifway, Tifton e Celebration, que são ideais não só por se adaptarem melhor ao clima brasileiro, mas também por terem uma rápida recuperação, além de produzir uma excelente superfície de jogo.

Já na Copa de 2018, a Rússia foi inovadora ao ser o primeiro país a sediar um mundial com gramados híbridos. 

O estádio Luzhniki, em Moscou, foi o primeiro a sediar uma final em uma grama que não era 100% natural. Eles contavam com uma tecnologia que mistura 95% de grama natural com fios sintéticos, de acordo com o UOL, à época.

Para a Copa do Catar, em 2022, o rumo não foi tão diferente. A escolha por gramados híbridos se manteve, ainda mais, por conta do clima quente e intenso no Oriente Médio.

A atual sede optou pelo tipo Platinum, cuja espécie Paspalum vaginatum vem do Brasil. Ela é interessante, porque sua irrigação pode ser feita com água do mar tratada. Aliás, ela traz vantagens por se adaptar bem ao clima do Catar, ponto que trataremos adiante.

 

Verificar o clima do país sede

 

Bom, isso é importantíssimo para a escolha de uma grama. Um dos motivos pelos quais os gramados da Copa do Catar serem do tipo Platinum é pela extrema tolerância em climas mais secos e extremamente quentes, como ocorre no Catar. A grama do tipo Bermuda também é indicada para climas assim.

Ademais, este tipo de grama é compatível com alto nível de sal, o que não compromete a irrigação com a água do mar tratada. 

Caso o país-sede utilizasse outro tipo de grama sem analisar o seu próprio clima, o risco da qualidade do gramado estar comprometida nos primeiros jogos seria enorme. 

Dessa maneira, pensar nesses detalhes é super importante para que a experiência no final das contas seja a melhor possível, tanto para quem joga futebol, quanto para quem assiste à partida.

 

Itograss na Copa do Catar

 

Se você está vendo a Copa do Catar e percebeu a qualidade inigualável do gramado, saiba que tem um dedinho nosso ali. Sim, a Itograss contribuiu para a implementação da grama nos estádios da Copa do Mundo de 2022.

Isso porque a companhia brasileira Greenleaf foi contratada em 2015 pelo Catar, sob supervisão da FIFA, para implementar o gramado de cinco estádios: Al Janoub, Al Thumama Stadium, Education City, Al Bayt Stadium e Ahmad Bin Ali.

E, para contribuir, a Itograss participou como colaboradora da Greenleaf, levando profissionais extremamente capacitados para que o plantio ocorresse em mais alto nível, já que temos experiência de sobra em fornecimento de gramas de alta qualidade para as grandes competições que ocorreram no Brasil.

O nosso agrônomo e coordenador do centro de gramados esportivos e inovação, Rodrigo Santos, conduziu junto com a equipe da Greenleaf o processo de plantio pelo sistema Ready to Play do estádio Al Janoub, que é homologado no Guinnes Book como o plantio mais rápido de um gramado de futebol.

“O know how obtido em todos os anos como fornecedora dos mais importantes gramados esportivos do Brasil nos credenciou, em parceria com a Greenleaf, a obter esse grande resultado que foi admirado por todos os técnicos e pessoas envolvidas com essa atividade mundo afora” disse Rodrigo, recentemente em um dos treinamentos internos que a Itograss proporciona a todos os seus colaboradores.

 

Recorde de plantio de grama

 

Quem ajudou no processo foi o nosso Coordenador do Centro de Gramados Esportivos e Inovação Itograss, Rodrigo Santos. 

Ele foi o principal consultor na instalação de todos os projetos que a Greenleaf desenvolveu nos cinco estádios que sediarão a Copa do Catar. 

De acordo com Flávio Piquet, um dos sócios da Greenleaf, em declaração ao UOL, mudas de grama foram enviadas aos EUA para o Catar, e lá foram multiplicadas em grandes áreas. Depois, foram colhidas e transplantadas nos estádios.

Além disso, há um fato curioso que foi o recorde da instalação do gramado. No estádio Al Janoub, em março de 2019, a Greenleaf instalou o gramado no tempo exato de 9 horas e 15 minutos, superando a marca obtida por outra empresa contratada pelo Catar, que instalou o gramado em 13 horas e 15 minutos no Khalifa International, estádio da final do torneio.

Em maio daquele ano, a Greenleaf quebrou o próprio recorde ao instalar o gramado no Al Bayt em 6h e 31 minutos. Com isso, a nova marca entrou no Guinness Book e nós, na história da Copa do Catar, bem antes da bola rolar.

 

Itograss nas demais Copas do Mundo

 

Além de estar nos principais estádios do Brasil, a grama Itograss já esteve presente na Copa de 2014 e nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Nós temos orgulho em dizer que contribuímos nos dois acontecimentos esportivos mais importantes do Brasil da última década.

Temos um portfólio bastante extenso que comprova o quanto estamos comprometidos em manter a bola rolando suavemente, sem interferir na qualidade do jogo. Veja em quais estádios a Itograss mantém o tapete verde estendido, com toda a pompa para o seu time dar espetáculo.

 

Maracanã

 

maracanã estádio

O Maracanã é um dos orgulhos da Itograss. Sabia que em 2018, o gramado do estádio carioca foi um dos mais bem avaliados segundo pesquisa feita pela CBF? Numa nota máxima de 5, a qualidade da grama foi avaliada em 4,89, superando a do próprio Morumbi, à época, que tinha uma nota de 4,67. 

A elevação da nota se deve ao investimento de R$ 1,5 milhões feito no ano anterior no Maracanã. Essa avaliação segue o Padrão FIFA, que, por sua vez, leva em conta fatores como: manutenção do gramado, corte da grama, drenagem e as dimensões dele - motivo pelo qual o Morumbi ficou abaixo do Maracanã.

Em ambos os estádios, há predileção pela grama do tipo Bermudas Celebration, que é referência para uma melhor e mais rápida recuperação de danos provocados no jogo, além de plantío mais veloz por ter um rápido enraizamento, não à toa este tipo de grama está em estádios da Série A, B e C.

 

Mineirão

 

estadio mineirão

Outro estádio que temos orgulho de cuidar do seu gramado é o do Mineirão. Palco dos principais times de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro, o Estádio Governador Magalhães Pinto já recebeu uma série de espetáculos e shows de renome nacional e internacional, como Milton Nascimento, Skank, Paul McCartney, Elton John, Kiss, Metallica e muitos outros.

Para tantos momentos históricos assim, o tratamento do Gramado tem que ser de primeira linha, certo? Afinal, o Mineirão também é casa da Seleção Brasileira e já foi palco de Copa do Mundo e Copa América. Segundo levantamento do próprio estádio, em 2019, foram feitos mais de 300 jogos e eventos em 365 dias. Tem que respeitar!

 

Mané Garrincha

 

Outro case de sucesso é o do Mané Garrincha. O principal estádio de Brasília foi um dos palcos da Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e de algumas partidas da fase preliminar das Olimpíadas do Rio, em 2016. 

Por ser uma arena multiúso, recebe, anualmente, muitos eventos como shows, festivais, inclusive finais de torneios nacionais, como a Supercopa do Brasil, de 2020, entre Flamengo e Athletico.

No estádio, também é utilizada a grama Bermudas Celebration por conta do seu alto grau de recuperação em cronogramas curtos, ideal para a prática de futebol profissional. 

Além disso, esse tipo de grama é produzido no formato de Sprigs, que reduz bastante os custos da operação por não precisar de muita mão-de-obra no processo de plantio e no seu transporte.

E, para obter um gramado de alta qualidade, como na Copa do Catar, você precisará contar com uma equipe amplamente capacitada. Isso a Itograss é capaz de lhe oferecer. Afinal, há mais de 47 anos estamos contribuindo para um Brasil mais verde, sustentável e divertido com tanta bola na rede.

Por isso, sempre fique atento ao nosso blog. Além de conhecer mais sobre o nosso portfólio, você terá dicas para nunca deixar a grama do vizinho mais verde do que a sua. Não deixe de entrar em contato e fazer um orçamento online.