0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

26/08/2022 | 4 min de leitura

Vila Belmiro: Tudo sobre o Estádio Urbano Caldeira

 

Gramado do estádio do Santos

 

O Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, é o lar do Santos Futebol Clube e foi inaugurado em 1916, já tendo completado mais de um centenário recebendo os jogos do peixe.

Prestes a completar 106 anos de atividades, história é o que não falta na Vila Belmiro. Pensando nisso, vamos contar mais sobre a tradição desse importante estádio brasileiro.

 

Índice

 

 

Confira a seguir tudo sobre o Estádio Urbano Caldeira, história que se entrelaça com a do Santos FC e do próprio futebol brasileiro.

 

História do Estádio Urbano Caldeira

 

O Santos Foot-Ball Club foi criado em 14 de abril de 1932 quando Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior convocaram locais para uma reunião para falar sobre a inauguração do novo clube. Os 39 presentes desse dia são considerados os sócios-fundadores do Santos FC.

Já em 1913, um ano após a inauguração, o clube já alcançou títulos importantes, como o então campeonato santista.

Nos primeiros anos, as disputas do clube ocorriam em um campo compartilhado com outros clubes no Bairro do Macuco. Sendo que em 1915, em reunião da diretoria, se falou pela primeira vez da necessidade de construção de uma “praça de esportes” própria.

Após essa reunião, diferentes terrenos foram avaliados na cidade de Santos, especialmente com moderação e sugestão do então primeiro secretário, Urbano Caldeira.

 

Por que o nome de Vila Belmiro?

 

O terreno selecionado era localizado no bairro Campo Grande, próximo à Vila Operária que, mais tarde, receberia o nome de Vila Belmiro e teria sua área expandida, sendo responsável pelo nome popular pelo qual o estádio é conhecido nos dias de hoje.

A compra do terreno foi determinada em maio de 1916 pelo preço de dois mil réis o metro quadrado, sendo que as dimensões da área eram de 160 metros de comprimento por 115 de largura.

Após mais de um ano de incertezas quanto à escolha do terreno, a construção do estádio foi concluída em apenas 4 meses.

O jogo de inauguração do novo estádio, conhecida na época como “Campo do Santos” não saiu como planejado e devido às fortes chuvas a inauguração ocorreu no dia 12 de outubro de 1916, mas o jogo inaugural foi adiado.

No dia 22 de outubro, o Santos recebeu o Ypiranga, pelo campeonato Paulista, ganhando a partida inaugural por 2x1, com primeiro gol no novo campo sendo marcado por Adolpho Millon Júnior.

Ao longo dos anos, a Vila Belmiro passou por diferentes reformulações, sendo que as mais significativas ocorreram em 1997 e 2018. Mas na década de 1930, por exemplo, houve mudanças no gramado da Vila Belmiro e também no sistema de iluminação do Estádio.

 

Quem foi Urbano Caldeira?

 

Afinal, quem foi Urbano Caldeira que carrega o nome do Estádio. Na época da construção do Estádio, Caldeira era o então primeiro secretário e teve uma participação determinante na aquisição do terreno e construção da praça de esportes.

Seu entusiasmo com o projeto motivou as decisões favoráveis da diretoria do clube.

Entre 1913 e 1918, Caldeira também foi jogador do Santos FC. Como zagueiro participou de 41 jogos, sendo bicampeão santista nos anos de 1913 e 1915.

Ao mesmo tempo, ele se dedicava às atividades administrativas do clube, chegando a ser vice-presidente em 1917 e também atuando como técnico.

Além das multi-funções, Urbano Caldeira também tinha devoção do estádio, cuidando como da própria casa, era visto executando tarefas de limpeza, jardinagem e até mesmo aparando o gramado da Vila Belmiro.

Caldeira faleceu em março de 1933 e, quatro dias depois, os diretores do Santos FC, em homenagem à dedicação desse importante esportista, concederam seu nome ao campo, que passou a se chamar Estádio Urbano Caldeira.

O busto em homenagem a Caldeira foi inaugurado em 1938 e, atualmente, está localizado acima do setor das sociais.

 

 

Curiosidades da Vila Belmiro

 

Outro apelido da Vila Belmiro é “alçapão” usado pela primeira vez pelo jornalista Antônio Guenaga do “A Tribuna” após vitória do Santos por 5x1 sobre o Guarani em dezembro de 1930, ano no qual o peixe não perdeu nenhum jogo em casa.

O apelido de “Alçapão da Vila” voltou a ser popular durante a Era Pelé, entre 1956 e 1974, período no qual Edson Arantes do Nascimento, ou apenas Pelé, consagrou-se como um dos maiores jogadores da história do futebol mundial.

Um dos marcos da Era Pelé foi o jogo de novembro de 1964 contra o Botafogo que terminou 11x0 para o alvinegro praiano com 8 gols de Pelé.

A última partida de Pelé com a camiseta do Santos foi em outubro de 1974, em jogo que o peixe levou à melhor por 2x0 sobre a Ponte Preta.

Os maiores artilheiros do Santos na Vila Belmiro foram Pelé, com 288 gols, seguido de Feitiço, com 162, Pepe com 152, Araken Patusca com 131 e Coutinho e Camarão com 106 cada.

Já os que mais jogaram na Vila foram: Zito com 222 partidas, Pelé com 210, Léo com 208, Antoninho Fernandes com 205, Pepe com 200 e Nenê com 188.

 

Que time de futebol jogou mais vezes na Vila Belmiro?

 

Os adversários que mais visitaram o Estádio Urbano Caldeira incluem o Corinthians, com 112 partidas disputadas, Palmeiras, com 111 e São Paulo, com 109.

Em 1949, a Vila Belmiro foi uma das sedes do Campeonato Sul-Americano recebendo, pela primeira vez, duas seleções nacionais em jogo entre Peru e Bolívia. 

Durante a Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, as seleções da Costa Rica e México foram recebidas e usaram as dependências da Vila Belmiro para treinos e convocações.

 

Qual é a capacidade do Estádio do Santos?

 

A Vila Belmiro tem capacidade para 17.923 torcedores, mas já chegou a receber 31.662 torcedores, pelo Torneio Governador do Estado, contra o Palmeiras em fevereiro de 1976.

 

Qual a estrutura atual da Vila Belmiro?

 

A atual estrutura da Vila Belmiro é resultado de investimentos diversos em reformulações e remodelações para proporcionar um espaço mais cômodo e prático.

  • memorial das conquistas: inaugurado em 2003, o memorial reúne diversos arquivos da história do Santos FC em formatos diversos como fotografias, vídeos, áudios, notícias, livros, ingressos e também os troféus e medalhas, incluindo os 9 títulos internacionais do clube;

  • ginásio Athiê Jorge Coury: nomeado em homenagem ao ex-presidente do clube entre 1945 e 1971. O espaço é usado em votações e também como estacionamento;

  • vestiário: com reforma em 2013, os vestiários ficaram mais modernos e práticos, com aumento da área de circulação, mais conforto aos jogadores e também a criação de um spa interno, além de TVs que exibem a torcida nas arquibancadas;

  • camarotes: no mesmo nível do gramado da Vila Belmiro, os camarotes têm entre 10 e 24 lugares, com local para crianças, espaço gourmet e área de convivência;

  • loja oficial: em dois pisos e mais de 430m² o clube disponibiliza seus itens oficiais na loja, como camisetas, bonés e outros.

Mas não vamos esquecer de onde as coisas realmente acontecem, o gramado da Vila Belmiro.

 

Gramado da Vila Belmiro

 

O gramado da Vila Belmiro apresentou problemas à gestão após o encerramento do Campeonato Paulista de 1996, levando à direção a investir em uma ampla reforma.

As críticas motivaram uma reforma total, com novos sistemas de irrigação e drenagem controlados por computador para viabilizar jogos independentemente do clima.

A partida de inauguração do novo gramado ocorreu em março de 1997, contra o Internacional, pela Copa do Brasil.

Atualmente, o gramado da Vila Belmiro é fornecido pela Itograss, especializada no fornecimento de grama de elevada qualidade, a grama Bermudas Celebration, usada em diversos estádios do país.

A grama Bermudas Celebration, também usada na Vila Belmiro, é indicada para campos de futebol devido suas folhas finas, rápido enraizamento, crescimento e recuperação, garantindo uma superfície apropriada às partidas.

A Vila Belmiro, portanto, tem uma história secular e a excelência é a marca registrada tanto do Santos FC como do Estádio e o seu gramado sagrado.