0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

06/10/2022 | 5 min de leitura

Mineirão: Conheça mais sobre o histórico estádio de BH

estadio mineirão

 

Palco de tantas histórias gloriosas do esporte mais amado do mundo, o estádio Mineirão é o principal estádio de Belo Horizonte e está marcado por muitas histórias memoráveis. 

Casa dos principais times de Minas, Atlético e Cruzeiro, é tema do texto de hoje, que tratará desde a sua fundação até os dias atuais. Veja mais nesta leitura proveitosa e aproveite!

 

Índice 

 

 

História do Estádio Mineirão

 

O estádio Mineirão foi inaugurado em 1965. Apesar disso, a sua construção foi planejada e almejada desde os anos 40. Isso porque os times principais da capital mineira, Atlético, Cruzeiro e América já tinham os seus estádios. No entanto, todos eles com baixíssima capacidade de público, não chegando a 15 mil espectadores cada um.

A partir dos anos 40, um interesse maior sobre a construção de uma nova arena em Belo Horizonte cresce, já que a capital mineira já seria uma das sedes da Copa do Mundo de 1950, no Brasil. 

O Sete de Setembro, modesto clube da capital, na época fica encarregado de construir um estádio, o Independência. 

No entanto, mesmo com a construção da nova casa, o Independência ainda não era capaz de suportar o crescimento das torcidas mais populares da capital, além de ser desconfortável tanto para o público quanto para a imprensa. 

Era preciso um estádio maior e mais moderno já para os moldes da época.

Assim, nos anos 50, iniciam-se movimentações nos bastidores para que houvesse a construção de um novo estádio na região da Pampulha, mais precisamente, no terreno da UFMG, através de seus estudantes de engenharia. 

Muito embora, o então presidente da Federação Mineira de Futebol, Francisco de Castro Cortes, propusera a construção do novo estádio em um lugar distante, perto da BR-040, onde hoje fica o BH Shopping.

A ideia era fazer algo parecido e imponente como o Maracanã, na época. Contudo, o plano de Cortes não era prático o suficiente e Antônio Abraão Caram, político e então Presidente do Conselho Regional de Desportos, incentivou que a nova construção ocorresse na região da Pampulha, onde se estabeleceu o gigantesco Mineirão.

 

Inauguração e reformas principais

 

O terreno onde foi construído o estádio é pertencente à UFMG, que viu com bons olhos para o povoamento maior da região onde era também construído o Campus Universitário. 

No projeto do Estádio Universitário, a capacidade estava prevista para 30 mil pessoas, mas os arquitetos Eduardo Mendes Guimarães e Gaspar Garreto alteraram o projeto para uma capacidade bem maior, em torno de 100 mil pessoas.

O início das obras foi em 1959, mas os operários mal sabiam como e quando ela terminaria, ainda mais com os problemas financeiros e a escassez de recursos que a antiga administradora estatal do Estádio, a AEMG (Futura Ademg) teve na época. 

No entanto, a obra foi concluída em 5 anos e meio, sendo a inauguração ocorrida em 5 de setembro de 1965, na partida do combinado da Seleção Mineira com jogadores dos principais clubes de Minas contra o River Plate, sendo vencida por 1 a 0 pelos mineiros, com gol do Atleticano Buglê.

Após a inauguração, foi somente a partir de 1996 que houve reformas significativas, como:

- a troca do gramado;

- substituição do sistema de irrigação e drenagem;

- troca do placar eletrônico e iluminação do estádio.

Em 2004, por exigência da FIFA devido a um jogo válido pelas Eliminatórias da Copa foram colocadas em toda a arquibancada superior cadeiras numeradas, o que novamente ocorreu no setor inferior do Mineirão.

Além disso, houve uma reforma ainda maior no estádio, por conta dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 feita no Brasil. As mudanças mais significativas foram:

- o rebaixamento do gramado entre 3 a 4 metros;

- ampliação da cobertura para proteger os assentos de eventuais chuvas;

- fim do setor da geral, no Mineirão, o que reduziu bastante a capacidade do estádio.

 

Capacidade do estádio Mineirão

 

Como você viu, o Mineirão na sua primeira inauguração tinha a capacidade de pelo menos 100 mil pessoas no “Gigante da Pampulha”. 

No entanto, os maiores públicos da história ultrapassaram facilmente esta marca, como no caso da Final do Mineiro em 1997 entre Cruzeiro e Villa Nova, com 132.834 pessoas no estádio, sendo o maior público da história do Mineirão. Isso sem contar os clássicos entre Galo e Raposa que batiam a marca de mais de 110 mil pessoas.

No entanto, com as reformas nos anos 2000, a capacidade foi diminuindo drasticamente com a colocação de cadeiras nas arquibancadas, sendo de 75.783. Atualmente, com as mudanças feitas antes da Copa de 2014, o Mineirão tem a capacidade de 64.000 lugares.

 

Quem tem a concessão do estádio Mineirão?

 

A concessão do Mineirão pertence à Minas Arena, que permanece como administradora do estádio por 27 anos, desde quando se iniciaram as obras, em 2010.

Desde quando houve a concessão à Minas Arena, o Cruzeiro iniciou uma parceria com a concessionária, sendo um inquilino dela, num acordo que previa o clube celeste como o principal mandante dos jogos no Gigante da Pampulha até o término do contrato da administradora do estádio.

O Atlético ficou mais distante do estádio, mandando seus jogos somente quando havia um apelo extraordinário de público, como a Final da Libertadores, vencida pelo Galo contra o Olímpia-PAR, em 2013, obtendo até hoje a maior renda da história do estádio: R$ 14.176.146,00.

O clube alvinegro começou a mandar mais seus jogos com uma certa frequência desde 2020. No entanto, em 2023, com a inauguração da Arena MRV, futura casa do Atlético, o time deixará de vez o Mineirão.

 

Estatísticas: Atlético e Cruzeiro no Mineirão

 

O Mineirão foi o principal palco que abrigou por anos o confronto entre Atleticanos e Cruzeirenses. Embora no histórico geral a vantagem seja do Galo, é o Cruzeiro quem leva a melhor no recorte dos jogos disputados no Mineirão. 

São 247 confrontos, com 90 vitórias cruzeirenses, contra 78 dos atleticanos e 79 empates.

O primeiro clássico ocorreu com vitória do Cruzeiro, em 24 de outubro de 1965, por 1 a 0, marcando a geração de Dirceu Lopes, Tostão, Piazza e muitos outros que ganharam posteriormente do Santos, de Pelé, a Taça Brasil de 1966. No entanto, o maior artilheiro do estádio é o atacante Reinaldo, do Galo, com 151 gols.

 

Eventos que marcaram o Mineirão

 

gramado mineirão

O Mineirão é um estádio histórico e foi palco de muitas decisões incontáveis. 

O Gigante da Pampulha já sediou 3 decisões de Copa Libertadores, uma vencida pelo Cruzeiro, em 1997, contra o Sporting Cristal-PER e outra perdida pelo time celeste contra o Estudiantes-ARG, em 2009. 

Já o Galo, em 2013, o Mineirão foi palco histórico da decisão da Libertadores vencida pelo time alvinegro. 

Além disso, em 2014, o Mineirão sediou a final histórica da Copa do Brasil entre Cruzeiro e Atlético, tendo o Galo campeão sobre o arquirrival. 

Outro momento importante é a decisão da Copa Intercontinental, vencida pelo Bayern de Munique, após um 0 a 0 contra o time celeste, campeão da edição de 1976 da Libertadores.

Outro momento marcante foi a vitória histórica do Galo por 2 a 1 sobre a Seleção Brasileira que viria a ser Tricampeã do Mundo, em 1969. 

Fora do futebol mineiro, o Mineirão foi palco de um vexame histórico da Seleção Brasileira ao ser derrotada na semifinal da Copa do Mundo por 7 a 1 pela Alemanha. Não precisamos dar muitos detalhes sobre este jogo, certo?

 

Shows no Mineirão

 

Além dos jogos, o Mineirão é uma grande arena de shows marcantes como:

- Kiss;

- Menudo;

- Diante do Trono, sendo o maior público da história do estádio, totalizando mais de 200 mil pessoas;

- Cenário do clipe do Skank para a música “É uma partida de futebol”;

- Roger Waters,

- Paul McCartney;

- Elton John;

- Black Sabbath e muitos outros.

É claro que para contar com uma quantidade enorme de eventos, o Mineirão precisa ter um gramado de qualidade, certo?

 

Gramado Mineirão

 

E é para suportar tudo isso que o Mineirão conta, desde a reforma para a Copa do Mundo 2014, com a qualidade da Grama Bermudas Celebration, da Itograss. Até porque, só ela possui:

- alta capacidade de recuperação aos danos causados pelo uso;

- crescimento mais rápido;

- melhor desenvolvimento entre as bermudas em condição de meia-luz;

- alta recomendação em estádios e arenas esportivas de alto nível.

 

Podemos destacar ainda o formato de plantio, que na ocasião da reforma e atendendo o protocolo da FIFA usou o sistema Sprigs lavado, veja fotos:

Uma imagem contendo grama, ao ar livre, mesa, caixaDescrição gerada automaticamente

Foi com essa qualidade de grama que os principais times mineiros venceram seus títulos e continuam marcando terreno na história do esporte nacional.