0800 941 0110

SÃO PAULO/MINAS GERAIS

0800 282 2443

RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO

0800 941 0110

CENTRO OESTE

0800 703 3353

NORTE/NORDESTE

BLOG

MENU BLOG

12/12/2022 | 4 min de leitura

Maracanã: tudo sobre o maior estádio do Brasil

estádio do maracanã

 

Onde fica o estádio do Maracanã?

 

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, mas também chamado carinhosamente de Maraca, o Maior do Mundo e Templo de Futebol, está localizado na Rua Professor Eurico Rabelo, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Inaugurado em junho de 1950, são mais de 70 anos de história do maior estádio do Brasil, o que faz do Maracanã um verdadeiro templo não apenas do futebol, mas do esporte nacional e internacional.

Com tanta história para contar, preparamos esse conteúdo com tudo sobre o maior estádio do Brasil.

 

Índice

 

 

Vem saber tudo sobre esse estádio lendário e os momentos mais importantes do Maraca nessas décadas!

 

História do Estádio Mário filho

 

O projeto do Maracanã foi encabeçado pelo General de Divisão e Prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro, Marechal Ângelo Mendes de Moraes com apoio de personalidades como o então jornalista Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues.

As obras tiveram início em 2 de agosto de 1948, quando foi lançada a pedra fundamental do terreno. Desde o início, o objetivo era que o estádio fosse palco da Copa do Mundo de Futebol de 1950, que aconteceu no Brasil.

Para dar conta do prazo, a construção do Maracanã contou com mais de 1.500 pedreiros e mais 2.000 nos meses que antecederam a inauguração do estádio.

A construção era colossal, demandando 500 mil sacos de cimento e ferro suficiente para duas voltar ao redor da Terra.

Após esse esforço descomunal que durou 655 dias, foi possível inaugurar o estádio em tempo para Copa do Mundo recebendo o nome de Estádio Municipal.

O primeiro jogo foi um amistoso entre seleções do Rio de Janeiro e São Paulo em 16 de junho de 1950, com vitória de 3x1 para os paulistas, mas primeiro gol marcado pelo Didi, então Fluminense, pelo time carioca. 

A inauguração oficial, no entanto, data de 24 de junho de 1950, quando o Maraca foi palco do jogo entre Brasil e México, com vitória brasileira por 4x0.

Durante a Copa do Mundo FIFA de 1950 o estádio recebeu oito jogos, sendo cinco deles do Brasil. 

O Maraca recebeu então seu primeiro evento decisivo: a final da Copa do Mundo, disputada por Brasil e Uruguai, com vitória do time uruguaio por 2x1 no que foi, até hoje, o maior público do estádio, com 199.854 torcedores.

Apesar das partidas nos anos 1950, as obras do estádio só foram finalizadas 15 anos depois, em 1965.

 

Capacidade do estádio do maracanã

 

Após as reformas que ocorreram no estádio, especialmente suas reformulações em 1999 a 2000; 2005 a 2007 e 2010 a 2013 a nova capacidade é de 78.838 espectadores.

 

Qual o nome oficial do estádio do maracanã?

 

O nome oficial pelo qual conhecemos o Maraca atualmente é Estádio Mário Filho, em homenagem ao jornalista que tanto influenciou sua construção e que, à época, era conhecido como “namorado do estádio” devido sua dedicação ao projeto.

Já o nome popular Maracanã se deve ao rio homônimo que cruza a Tijuca e que tem origem no tupi-guarani, no qual significa “semelhante a um chocalho” em homenagem às aves da região norte do país que se concentravam no terreno antes da construção.

O bairro Maracanã só surgiu na década de 1980, depois do estádio, que inicialmente estava localizado em uma área da Tijuca.

 

Momentos históricos no Maracanã

 

estádio do maracanã

 

Ao longo dos seus mais de 70 anos de histórico, o Maracanã recebeu eventos marcantes e momentos históricos do Brasil e do mundo, incluindo jogos e finais dos principais campeonatos nacionais, Libertadores, jogos da seleção e Copa do Mundo. Mas, além de tudo isso, também se destacam:

 

  • Luta, em 1951, entre o japonês Masahiko Kimura, campeão mundial à época contra Hélio Gracie, grande nome do jiu-jitsu e luta livre no Brasil;   

  • jogo do time americano de basquetebol Harlem Globetrotters em 1952;

  • milésimo gol de Pelé em novembro de 1969, em disputa entre o Santos e Vasco que o peixe levou por 2x1;

  • Grande Desafio de Vôlei, em 1983, entre Brasil e URSS, que detinha o mundial na época, com público recorte de 95.887 torcedores;   

  • cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, além de disputas da competição;

  • cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016;   

  • final da Copa das Confederações de 2013  

  • partida final da Copa do Mundo FIFA de 2014.   

O Maracanã também recebeu diversos eventos importantes não esportivos, como:   

  • missas campais realizadas pelo Papa João Paulo II em 1980 e em 1997;   

  • show da cantora estadunidense Tina Turner, de janeiro de 1988, com recorde de público pagante registrado no Guiness com 188 mil pessoas;   

  • show do cantor inglês Paul McCartney, ex-Beatles, em 1990; 

  • Festival Rock In Rio II, em 1991;   

  • show do cantor Roberto Carlos em comemoração aos 50 anos de carreira em 2009.

Tantos eventos só foram possíveis devido à infraestrutura do estádio que contempla diferentes centros esportivos e culturais.

 

Qual a infraestrutura do Maracanã?

 

O Estádio Mário Filho, o Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros compõem o complexo esportivo do Maracanã.

O Maracanãzinho é um ginásio poli-esportivo coberto que foi inaugurado em 1954 e com capacidade para 8.257 espectadores e recebendo esportes diversos, como vôlei.

O Parque aquático Júlio Delamare tem capacidade para 2.888 espectadores, recebido as competições de polo aquático dos Jogos Pan-americanos de 2007.

O Estádio de atletismo Célio de Barros completa o complexo esportivo, recebendo competições nacionais e internacionais no esporte.

 

Calçada da fama e Museu do Futebol

 

O Maracanã também dispõe de centros de cultura e memoria do esporte nacional, como:

  • calçada da fama: inaugurada em 2000, está localizada no piso térreo do estádio para homenagear grandes esportistas, como Pelé, Garrincha, Marta, Milton Neves e outros;  

  • museu do futebol: além da estrutura, é um acervo, inaugurado em 2006 com peças históricas do Futebol Brasileiro, incluindo itens da Seleção Brasileira e dos maiores times do país com fotos, artigos esportivos e bandeiras.   

 

Quem tem a concessão do Maracanã?

 

O Maracanã é de propriedade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas, atualmente, quem detém a concessão para preservação do estádio são os times Fluminense e Flamengo que se uniram, em uma proposta conjunta, para ter os direitos do estádio após a indecisão da concessão com o término dos Jogos Olímpicos.

Nesse caso, os dois times são mandantes no estádio, que recebem os principais jogos do estado.

 

Gramado do Maracanã

 

O gramado do Maracanã passou por uma ampla reforma no final de 2021 para suportar a quantidade de jogos que recebe. Em 2018 por exemplo o gramado recebeu 98 jogos, enquanto outros estádios recebem em média 35 jogos no ano. Esse número de jogos se deve à concessão Fla-Flu, além de outros clubes que o usaram.

A grama do Maraca atualmente é composta 93% de grama natural do tipo Bermudas Celebration, que tem a folha mais fina e é capaz de se recuperar dos danos com grande velocidade, e 3% de fibra sintética, especialmente costurada para suportar a demanda maior do campo.

A tecnologia de grama híbrida do Maraca é igual a usada no Estádio Lusail, que vai receber a final da Copa do Mundo do Catar, em 2022.

A empresa responsável pelo fornecimento de grama natural do Maracanã é a Itograss, também responsável pela grama dos outros principais estádios do país, como Mineirão, Morumbi, Castelão, Mané Garrincha, entre outros.

Com tanta história, o Maracanã merece o que tem de melhor e mais moderno para ser palco de outros eventos marcantes no futebol e esporte nacional.