Instant Play - Nova tecnologia de plantio revoluciona as arenas do país - Itograss
Instant Play - Nova tecnologia de plantio revoluciona as arenas do país - Itograss
16018
single,single-post,postid-16018,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.6,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.3,vc_responsive

Instant Play – Nova tecnologia de plantio revoluciona as arenas do país

Instant Play – Nova tecnologia de plantio revoluciona as arenas do país

Palmeiras investe no Allianz Parque como palco para grandes shows musicais e de futebol

O grande impasse enfrentado pelos administradores das arenas esportivas do Brasil está prestes a acabar. Conciliar as agendas de shows e eventos, responsáveis por novas receitas, com o calendário de jogos, ficou mais fácil com a tecnologia Instant Play.
O novo método de plantio de gramados gerou grande repercussão, recentemente, após ser utilizado pelo Palmeiras em seu novo estádio, o Allianz Parque. Mas a tecnologia Instant Play já havia estreado no Brasil nos Jogos Rio 2016. O gramado antigo do Maracanã, usado desde a Copa das Confederações, em 2013, foi retirado para a realização da cerimônia de abertura das Olimpíadas e o novo tapete replantado a tempo de sediar as finais do torneio de futebol.
“Na última turnê de shows, que contou com as apresentações de James Taylor, Elton John e Justin Bieber, recebemos a visita de mais de 120 mil espectadores. O gramado ficou nove dias coberto, com um intervalo de apenas cinco dias entre a retirada do palco e o jogo do Palmeiras contra o Peñarol, do Uruguai, pela Libertadores”, revela Renato Paladini, consultor do Allianz Parque.

Projeto deve ser bem planejado
Mas por trás de toda essa “simplicidade”, existe um engenhoso cronograma de trabalho e preparação. “O planejamento foi essencial para o sucesso da operação. Todas as etapas foram pré-determinadas, de forma detalhada, e rigorosamente executadas com o objetivo de minimizar os riscos. Além disso, também serviu como base para a tomada de decisões sobre eventuais imprevistos ocorridos durante a obra”, comentou Fabio Câmara, da World Sports, empresa responsável pela manutenção do gramado do Allianz Parque.
A primeira etapa de todo o processo foi a preparação da grama na fazenda da Itograss, em Tremembé, no interior Paulista, que também já atendeu outros estádios importantes do país. A variedade Bermudas Celebration, aprovada pela Fifa para ser usada na maioria das arenas da Copa de 2014, também foi a escolhida por ser a que melhor se adaptava às condições do Allianz. “A Celebration é a variedade que apresenta a maior velocidade de crescimento e regeneração, além de ser a que se adapta melhor às condições de sombreamento das novas arenas”, destaca o engenheiro agrônomo Rodrigo Santos, da Itograss.
Outra decisão importante foi a antecipação do uso das sementes Reygrass, já na fazenda, uma vez que o gramado seria implantado durante o outono e enfrentaria os rigores do inverno. “Normalmente, o campo de jogo teria que ficar sem uso por 20 dias, no mínimo, para a semeadura de inverno. Ao transferir essa operação para a fazenda, enquanto o campo era preparado, aceleramos o processo de composição do novo tapete” , explica André Amaral, agrônomo responsável pela manutenção do gramado do Allianz.

Colheita e transporte
Os rolos de grama foram colhidos com uma espessura maior que o habitual, em torno de 35 mm, eliminando a possibilidade de placas serem levantadas durante a partida de inauguração. Cada tapete media 12 m de comprimento por 1,20 m de largura. Outro fator importante foi o transporte noturno, para que todas as propriedades naturais da grama colhida fossem preservadas em clima ameno. O plantio também foi feito à noite. Três dias depois, já ao amanhecer, o gramado recebeu os últimos ajustes, Instant Play.
Eduardo Rigotto, diretor de operações do Allianz Parque, destaca que “a repercussão foi a melhor possível. Tanto os jogadores como os torcedores do Palmeiras elogiaram e ficaram surpreendidos com a qualidade e performance do gramado”. Uma nova troca, em moldes semelhantes, já está programada tão logo termine a temporada dos shows de setembro.






Orçamento