5º Curso de Gramados Esportivos 2017 AEARJ - Itograss
5º Curso de Gramados Esportivos 2017 AEARJ - Itograss
16076
single,single-post,postid-16076,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.6,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.3,vc_responsive

5º Curso de Gramados Esportivos 2017 AEARJ

Associação de Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro - AEARJ

5º Curso de Gramados Esportivos 2017 AEARJ

Nos dias 8 e 9 de junho de 2017 aconteceu o Curso de Gramados Esportivos. Realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro – AEARJ em parceira com ABGE, e apoio da Embrapa Solos e CREA-RJ.

O Curso contou ainda com o patrocínio da Mútua, Itograss, Base, Husqvarna, Rain Bird, Geomaks, Heringer e Futuro Fértil. Este ano estiveram presentes cerca de 90 participantes, sendo 45 de estudantes de Agronomia da UFRRJ, e participantes de MT, PR, MG e BA além do RJ.

KANAFLEX

Iniciou-se com a palestra do Engenheiro de dutos Osvaldo Barbosa da KANAFLEX que abordou os aspectos técnicos da drenagem dos campos de futebol, comparando a drenagem a vácuo com o sistema de drenagem por gravidade, sendo este, segundo sua consideração, mais eficiente e econômico.

Osvaldo Barbosa da Kanaflex

Osvaldo Barbosa da Kanaflex


ITOGRASS

Em seguida o Engenheiro Agrônomo Breno Couto da ITOGRASS apresentou a empresa, sua história, o esforço de pesquisa que desenvolve e as diversas variedades de grama disponíveis para comercialização, analisando sua aplicabilidade aos diferentes ambientes em que são implantadas. Foi apresentada ainda a tecnologia Instant Play empregada na implantação do gramado do Maracanã na Olimpíada, quando houve verdadeira “operação de guerra” para implantar um gramado pronto para uso em apenas 6 dias.

Engenheiro Agrônomo Breno Rodrigo Couto da ITOGRASS

Engenheiro Agrônomo Breno Rodrigo Couto da ITOGRASS


GREENLEAF

Após almoço, o Engenheiro Agrônomo Paulo Antônio Azeredo Neto, sócio da GREENLEAF apresentou os trabalhos de implantação de gramados esportivos com destaque para o incremento e avanço no setor após os grandes eventos esportivos no Rio de Janeiro como Pan Americano, Copa do Mundo e Olimpíadas, nos diversas arenas, estádios e CT no Brasil, além de complementar o depoimento da implantação do gramado no Maracanã.

Engenheiro Agrônomo Paulo Antonio Azeredo Neto da GREENLEAF

Engenheiro Agrônomo Paulo Antonio Azeredo Neto da GREENLEAF


BASE

Para falar sobre substratos utilizados em Gramados Esportivos o Engenheiro Agrônomo Antonio Cosentino da BASE, empresa de substratos, apresentou um histórico sobre a utilização de substratos na agricultura e um panorama mundial sobre o uso e importância desse recurso, prevenindo a entrada de patógenos e pragas com sua utilização, além de coibir a extração irregular de material de saibro e argila no emprego em paisagismo.

Engenheiro Agrônomo Antonio Cosentino da BASE

Engenheiro Agrônomo Antonio Cosentino da BASE


O Curso proporcionou momentos de descontração nos intervalos do café.

Pausa para o Café

Pausa para o Café


RAINBIRD

Sobre irrigação de gramados esportivos, o Engenheiro Agrônomo André Beltrão, da RAINBIRD, apresentou a última palestra do dia. Na ocasião foi destacada a importância de adotar equipamentos que promovam otimização da energia e do investimento. Assim, a explanação desfez mitos como maior vazão ou maior pressão de trabalho promovem melhor irrigação. Busca-se a todo momento otimizar um recurso cada vez mais valorizado e promover maior eficiência de irrigação.

Engenheiro Agrônomo André Beltrão da RAINBIRD

Engenheiro Agrônomo André Beltrão da RAINBIRD


O público acompanhou atentamente às palestras durante o primeiro dia do curso.



Fonte e Fotos: Associação de Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro – AEARJ

 

Orçamento